Conheça algumas das atribuições do Conselho de Curadores da Ufal

Sete membros titulares e seus respectivos suplentes tem diversas ações para o dinamismo das ações da Universidade

30/04/2015 14h51 - Atualizado em 14/05/2015 às 13h52

Diana Monteiro – jornalista

Sete membros titulares e seus respectivos suplentes. Essa é a formação do Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), órgão superior que integra a Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs) da Ufal. Cabe ao Cura, por exemplo, à fiscalização econômico-financeira da instituição e tem várias atribuições para o dinamismo das ações universitárias. Também tem como competência a emissão de parecer sobre a proposta orçamentária, o orçamento próprio e a prestação de contas anual da Universidade, para aprovação do Conselho Universitário (Consuni).

Outra atribuição do Conselho de Curadores é a emissão de parecer sobre o recebimento pela Ufal de subvenções, doações, heranças, legados e de cooperações financeiras resultantes de convênios com entidades públicas e privadas, para aprovação do Consuni. Vale reforçar que são submetidos à eleição direta os representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo, dentre titulares e suplentes. A representação estudantil é indicada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, no âmbito da instituição, o Ministério da Educação (MEC) também integra o Cura.

Atual representação

Participam também do Cura o Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Conselho Regional de Administração (CRA); e o Conselho Regional de Economia (Corecon) e tem autonomia para eleger seu presidente e vice-presidente, na forma prevista em seu Regimento Interno.

Presidem atualmente o Cura, Alan Balbino e na suplência Luciângela Amorim, ambos do Conselho Regional de Administração. O segmento docente atualmente tem como titular a professora Maria Cícera de Albuquerque e na suplência, o professor Paulo Sérgio Cavalcante.

Já o segmento técnico-administrativo está representado no Cura pelos servidores José de Almeida Sá Filho (titular) e Fernando Andrade (suplência). A aluna Kilma Silva do Nascimento representa o segmento estudantil, e o professor Rostand Lanverly, do Centro de Tecnologia (Ctec) é o representante do Ministério da Educação (MEC).

Pelo Conselho Regional de Contabilidade, Jeovanes de Oliveira (titular) e Milton Rodrigo (suplente); e representa o Conselho de Economia no Cura, Maurílio Procópio.

Leia mais em: Eleição para Conselho de Curadores da Ufal tem nova data