Eleição para Conselho de Curadores da Ufal tem nova data

Prazo para inscrição de chapas da categoria Docente também foi prorrogado; veja mais detalhes

30/04/2015 14h49 - Atualizado em 11/05/2015 às 16h48

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Diana Monteiro – jornalista

A eleição para o Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que empossará membros para o biênio 2015-2017, está com nova data: será em 20 de maio, das 9h às 17h, nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Para tanto, o prazo de inscrição das chapas referentes à categoria Docente também foi prorrogado até o dia 8 do mesmo mês. Sete representantes serão eleitos e somente os segmentos docente e técnico-administrativo participam da eleição direta. Os demais são indicados por suas respectivas entidades.

De acordo com o novo edital, que pode ser visto em anexo no final desta página, ficam mantidas todas as demais regras e procedimentos já definidos nos editais divulgados anteriormente, acerca do processo eleitoral, bem como a manutenção de inscrição de chapa realizada pela categoria de técnico-administrativos. Caberá à Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs) efetivar a homologação e a divulgação das chapas inscritas em edital específico.

O representante do segmento técnico-administrativo, José de Almeida Sá Filho, dá um recado aos futuros novos conselheiros, ao destacar que o trabalho vem sendo muito gratificante. “Além de ser um aprendizado… Então, eu espero que os futuros representantes deem continuidade ao trabalho compromissado, ético e isento desempenhado em conformidade com o Estatuto da Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou.

Renovação do regimento

Próximo à renovação de seus representantes, o Cura marca uma importante etapa de trabalho voltado às ações da Ufal. A começar pela aprovação do novo regimento Interno do órgão, em vigor desde dezembro de 2014. Segundo os atuais conselheiros, o regimento estava desatualizado há mais de 20 anos e houve à necessidade de adequá-lo à realidade da instituição.

José de Almeida destaca nesse contexto como um dos avanços do novo regimento a retirada do jeton (gratificação). “Os membros do Cura tinham direito a jeton, considerado ilegal por alguns setores e a sua retirada é um importante avanço. Com o atuante trabalho técnico realizado pela equipe conseguiu-se quebrar paradigmas fazendo com que o Conselho de Curadores tivesse seu real papel valorizado”, diz ele.

Atuação técnica do Conselho

José de Almeida cita como um dos exemplos da atuação técnica do Cura a efetivação do contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para gerir administrativamente o Hospital Universitário (HU). Coube ao Conselho à análise técnica minuciosa do citado contrato baseando-se na legislação em vigor. E aponta a importância do investimento em ações rotineiras.

No que se refere a parte tecnológica e de pessoal do HU, o contrato vem tendo um saldo bastante positivo, onde a maior beneficiada é a população. O investimento na área de tecnologia da informação, possibilita atualmente, acompanhar em tempo real o número das consultas realizadas diariamente no hospital conectada com a sede da Empresa em Brasília”, frisou José de Almeida.