Você está aqui: Página Inicial / Utilidades / Eventos

Eventos

Aula aberta Realidade Brasileira 23/02/2018 08h00 até 24/02/2018 08h00 Miniauditório do Nusp,

O curso Realidade Brasileira promove, nos dias 23 e 24 uma aula aberta com o tema O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O objetivo é entender a formação do povo brasileiro para lutar contra os retrocessos e avançar na construção de um Projeto Popular para o Brasil. A atividade acontece às 8h no miniauditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp/Ufal). O facilitador do curso é o advogado trabalhista Ricardo Gebrim, do Sindicato dos Advogados de São Paulo (Sasp).

Abertura exposição ‘É Dubangüê’ 24/02/2018
de 16h00 até 17h00
Sede do Iphan, Jaraguá,

Uma grande feira com apresentações culturais, projeções audiovisuais, oficinas criativas e venda de comidas típicas e artesanatos marcará a abertura da exposição É Dubangüê, no próximo sábado (24), a partir das 16h. O projeto do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal foi contemplado pelo Prêmio Eris Maximiano, da Prefeitura de Maceió.

38º Enepe 03/06/2018
de 08h00 até 09h00
Ufal - Campus A.C. Simões,

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai sediar o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (Enepe) entre os dias 3 e 10 de junho. O Enepe tem o intuito de promover espaços de articulação do Movimento Estudantil de Pedagogia (Mepe) e repensar didáticas e ações no campo da profissão e da luta, a partir do tema Aqui se respira luta: educação sem mordaça, pedagogia sem amarras.

70 ª Reunião Anual da SBPC 22/07/2018 08h00 até 28/07/2018 18h00 Ufal,

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) será realizada pela primeira vez em Maceió, de 22 a 28 de julho, tendo como sede a Universidade Federal de Alagoas e vai mobilizar as universidades, escolas e toda a sociedade alagoana. O público que deve comparecer ao evento está estimado em 16 mil pessoas, de várias partes do país e do exterior. A Programação Científica do evento será composta por conferências, encontros e sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.

Gente da sua gente 01/03/2018
de 09h00 até 12h00
Museu Théo Brandão,

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social realiza, no dia 1º de março, uma palestra aberta ao público intitulada "Gente da sua gente - Etnografia, experiências e mediações na produção dos registros sonoros de Théo Brandão". O professor Wagner Diniz Chaves, colaborador do PPGAS e efetivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai ministrar a palestra a partir das 9h, no auditório do Museu Théo Brandão. Será fornecido certificado aos participantes da atividade.

Reunião do Fórum de Saúde Mental 02/03/2018
de 09h00 até 11h00
CIC,

O Fórum de Saúde Mental da Ufal fará um encontro na próxima sexta-feira (2), às 9h, no Centro de Interesse Comunitário, Campus A.C. Simões. O objetivo é reunir representantes de setores que possam colaborar com o trabalho desenvolvido no combate às doenças relacionadas à saúde mental dos servidores. Estão convidados os coordenadores dos serviços de atendimento de saúde que funcionam na Ufal; além de representantes da Clínica do Instituto de Psicologia; do Núcleo de Práticas Integrativas; da Faculdade de Medicina; do Ambulatório e do Programa Anti-tabagismo do HU; do setor de Psicologia da Pró-reitoria Estudantil e os coordenadores dos cursos da Ufal.

Aula inaugural pós em Serviço Social 05/03/2018
de 14h00 até 18h00
Auditório da FSSO (bloco 16),

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Ufal convida a comunidade acadêmica a participar da aula inaugural do mestrado e doutorado. A atividade vai ser realizada na próxima segunda-feira (5), às 14h no auditório da Faculdade de Serviço Social (bloco 16). A conferência de abertura será ministrada pelo professor Lúcio Verçosa, que debaterá o tema "Trabalho e degradação da saúde do trabalhador nos canaviais alagoanos".

Aula inaugural pós em Assessoria de Comunicação 06/03/2018
de 19h00 até 22h00
RAV- COS,

O novo curso de especialização em Assessoria de Imprensa da Ufal fará sua aula inaugural nesta terça-feira (6), às 19h. O palestrante convidado para dar início, oficialmente ao curso lato sensu será o professor e secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió, Clayton Santos. Ele vai ministrar a palestra com o tema ‘Perspectivas contemporâneas para a assessoria de comunicação’. A aula inaugural vai acontecer no RAV-COS, Campus A.C. Simões

Inauguração instalações Laqua 12/03/2018
de 10h30 até 11h30
Ufal - Campus A.C. Simões,

O Laboratório de Aquicultura (Laqua), do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas, inaugura no próximo dia 12, às 10h30, novas instalações. Inaugurado em 2013, o Laboratório de Aquicultura da Ufal é o primeiro do Estado e um dos poucos da Região Nordeste para a produção também de peixes marinhos. O coordenador Emerson Soares diz que o Laboratório consiste em mais um espaço de aprendizado conectado com as ações de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação profissional qualificada dos alunos e pesquisadores da área de ciências agrárias.

Aula aberta: Questão urbana no Brasil 23/03/2018 08h00 até 24/03/2018 12h00

O curso de extensão Realidade Brasileira promove, nos dias 23 e 24 de março, um debate com o tema A questão urbana no Brasil. A atividade começa às 8h no Núcleo de Saúde Pública da Ufal. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no local. A palestrante convidada é a professora Ermínia Maricato, aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

16º Fim de Semana no Museu 07/04/2018 09h00 até 08/04/2018 14h00 Museu de História Natural,

Nos dias 7 e 8 de abril, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza a 16ª edição do Fim de Semana no Museu. O evento será conduzido pelo setor de Arqueologia, que traz atrações voltadas para aproximar o público a esta área e mostrar como os profissionais contribuem para o conhecimento da história da região. A programação conta ainda com oficinas, palestras, visitas ao setor de Arqueologia, entre outras. Além disso, haverá uma oficina de tango com os professores Carlyle e Telma e de música com o duo alagoano Mesa para dois, que conta com um repertório de MPB, samba e músicas regionais, no sábado. O cantor Luiz Henrique encerra a edição do evento, no domingo.

Colóquio sobre Pierre Hadot 07/04/2018
de 08h00 até 17h00
Maceió, Recife e Irecê,

O grupo de estudos Milton Santos, em conjunto com o grupo de estudos Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana, realiza, no próximo sábado (7) o primeiro colóquio sobre os estudos imanentes das obras do filósofo Pierre Hadot. O encontro será no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) e mediado pelo professor Ciro Bezerra. A abordagem do livro O que é Filosofia Antiga? é a diretriz das discussões, com foco nas críticas dos fundamentos políticos, filosóficos e epistemológicos do método da leitura imanente. O colóquio acontece também em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a participação da professora Roseane Nascimento, integrante do Grupo de pesquisa Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (Gepstufal); e na Bahia, no município de Irecê, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação. Gestão e Tecnologias (Genttes).

Debate sobre Ensino de Filosofia e Ceticismo 17/04/2018 19h00 até 18/04/2018 18h00 Auditório do Ichca,

O curso de Filosofia, por meio do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição convida toda a comunidade acadêmica para participar da conferência e minicurso sobre Ceticismo e Ensino de Filosofia. As atividades ocorrerão no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca), nos dias 17 e 18 de abril. Os espaços serão ministrados pelo professor Plínio Junqueira Smith, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Conversa de Coxia 10/04/2018
de 16h30 até 18h30
Espaço Cultural,

A atriz, bancária e produtora cultural Diva Gonçalves é a convidada da próxima edição do Conversa de Coxia, um projeto do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Expressões Dramáticas (Neped), do curso de licenciatura em Teatro, coordenado pelos professores Otávio Cabral e Ana Flávia Ferraz. Será dia 10 de abril, às 16h30, na Sala Preta do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia, antes do evento.

Inauguração bloco de Libras 12/04/2018
de 10h00 até 11h00
Campus A.C. Simões,

Está marcada para o dia 12 deste mês, às 10h, a inauguração do bloco do curso de Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais), da Universidade Federal de Alagoas. O curso funciona no Campus A. C. Simões, vinculado à Faculdade de Letras (Letras) e tem como objetivo geral produzir e divulgar conhecimento específico de Libras nas áreas de língua, literatura e cultura.

Aula Inaugural pós em Ciências Farmacêuticas 09/04/2018
de 09h30 até 12h00
Miniauditório do Csau,

A aula inaugural da Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) está marcada para a próxima segunda-feira (9) no mini auditório do antigo Csau, sala 207. A palestra tem como tema “Desafios para a pós-graduação, a Ciência e a Inovação alagoanas para próxima década”, ministrada pelo professor João Vicente Ribeiro, diretor executivo de C&T da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). O PPGCF está vinculado à Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal (Esenfar).