Você está aqui: Página Inicial / Núcleos

Núcleos

Astronomia

A Usina Ciência estabeleceu uma parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas-CEAAL criando assim um núcleo de Astronomia.

 

na01

Figura: Observações do Céu em praça pública com ajuda de telescópios.

 

A equipe do CEAAL colabora com a Usina Ciência através do desenvolvimento de projetos tais como: “Projeto Sic itur ad astra” que consiste na observação celeste em praças e localidades públicas, “Projeto Descobrindo o Universo” que consiste na realização de palestras em escolas e “Projetos Observações Públicas” que é um programa de observações do Céu com ajuda de telescópios (realizadas durante todos os sábados do ano no pátio da Usina Ciência).

Além dos projetos citados acima, o CEAAL, é responsável pelas apresentações de nosso Planetário, que atualmente, conta com a participação ativa do Prof. Adriano Aubert, professor de Física da rede estadual de Alagoas, e vem atendendo um grande público. No ano de 2006 foram feitas 228 (duzentos e vinte e oito) sessões com o Planetário Inflável, atingindo um total de 36 (trinta e seis) escolas e um público de aproximadamente 10.000 (dez mil) pessoas.

na02

na03
na04

Destaca-se a participação do Planetário da Usina Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste evento foram visitadas as cidades de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Viçosa.

Outras atividades realizadas pelo CEAAL no ano de 2006:

- Projeto Assim se vai aos Astros (Sic Itur Ad Astra)

Foram realizadas oito observações em praças públicas: Praça Lucena Maranhão no bairro do Bebedouro; Praça da Matriz no Conjunto Salvador Lira; Praça Mal. Floriano Peixoto na cidade do Pilar; Escola municipal em Palmeira dos Índios; no Tênis clube em Santana do Ipanema; No clube social em Delmiro Gouveia; Na escola estadual em Arapiraca e na escola municipal em Viçosa. O Público atingido foi de aproximadamente 2.200 pessoas.

  • Observações astronômicas no pátio da Usina Ciência:

Em geral as observações são realizadas durante os sábados no horário das 19:30h às 22:00h.No ano de 2006 cerca de 400 pessoas participaram das observações.

  • Realização de palestras (Projeto Descobrindo o Universo)
  • Participação do II Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (EINA):
  • Participação no 9º Encontro Nacional de Astronomia:
  • Cursos de iniciação à Astronomia (XVII e XVIII CIAst) (ver anexo 7).
  • Realização do III Workshop de Astronomia do CEAAL
  • Orientação para Feira de Ciências