Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / RENORBIO / Notícias do Ponto Focal Alagoas / Renorbio na Analitica Latin America 2019
04/10/2019 16h25

Renorbio na Analitica Latin America 2019

A Profa. Dra. Fabiane Caxico de Abreu Galdino (UFAL - Ponto Focal Alagoas) representou a RENORBIO na Analitica Latin America, uma feira bienal que reúne fornecedores, distribuidores e fabricantes dos setores de tecnologia laboratorial, biotecnologia e controle de qualidade, que apresentam as últimas novidades e tendências da indústria química e analítica. O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2019. 

No dia 24 de setembro, a Profa. Dra. Fabiane Caxico (IQB/RENORBIO/UFAL) participou de um Talk Science promovido pela ANBIOTEC (Foto). O Talk Science é um spot moderno e inovador que traz palestras que geram oportunidades de trocar experiências com grandes especialistas da academia e do mercado de forma descontraída e dinâmica. O RENORBIO participou da discussão do tema “Inovações com foco na sustentabilidade analítica”, coordenada pela Sra Vanessa Silva, diretora executiva da ANBIOTEC, juntamente com outros convidados representantes das empresas GOGENETIC, WAYCARBON, ACQUA BRASIL e RHEABIOTECH. 

Durante a palestra, foram apresentados diversos profissionais e projetos da RENORBIO, bem como patentes, produtos e empresas resultantes dos trabalhos desenvolvidos no programa de doutorado da rede. Dentro do contexto Sustentabilidade, o RENORBIO apresentou resultados dentro do contexto do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que prevê a utilização de semioquímicos (feromônios e cairomônios) no combate a pragas de importantes culturas da Região Nordeste e sua importância no uso racional de pesticidas. A comercialização de feromônios é feita pela empresa Interacta, empresa essa criada por aluno egresso da RENORBIO, o Prof. Dr. Henrique Fonseca Goulart (CECA/UFAL), que tem impactado o mercado produtor de Cocus nucifera (Coco verde) com a produção de rincoforol que é vendido para produtores em diferentes regiões e estados brasileiros. Foram citadas várias patentes oriundas de projetos coordenados pela Profa. Dra. Ruth Rufino do Nascimento, também docente do programa, relacionadas ao desenvolvimento de formulações atrativas para espécies de moscas-das-frutas, que são pragas quarentenárias e atacam frutos com grande potencial de exportação, como é o caso da manga, goiaba, mamão, laranja, etc. 

Segundo a Profa. Fabiane Caxico, "participar do Talk Science foi uma experiência interessante e nova onde foi possível trocar experiências, pensar novas ideias e viver uma experiência inédita de aprendizagem".