Professores e alunos do Renorbio no XI EBEQ

O XI Encontro Nacional de Ecologia Química aconteceu de 23 a 26 de outubro de 2019 em Maceió.

05/11/2019 15h34 - Atualizado em 20/10/2020 às 18h27

Maceió sediou entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019 o XI Encontro Brasileiro de Ecologia Química (XI EBEQ) em uma promoção dos PPGs da UFAL: Proteção de Plantas (PPGPP/CECA), Renorbio e Química Química e Biotecnologia (PPGQB/IQB), com participação da Associação Latino-Americana de Ecologia Química (ALAEQ). O evento aconteceu no Centro de Conferências do Hotel Maceió Atlantic Suites, localizado defronte à praia de Jatiúca, em Maceió-AL.

O XI EBEQ reuniu pesquisadores, docentes, estudantes, e profissionais da agricultura, pecuária e saúde, que discutiram e trocaram experiências para o avanço do conhecimento na área, apresentando resultados de pesquisas, com o objetivo de promover novas tecnologias sustentáveis para os mais diversos problemas agrícolas, pecuários, médicos e ambientais, especialmente o controle de pragas e insetos vetores de doenças.

O evento contou com a presença de palestrantes nacionais de diversas regiões do país, e também com grandes nomes internacionais da Ecologia Química de Insetos: Toby Bruce e William D. J. Kirk (Keele University, UK), Wittko Francke (University of Hamburg, Alemanha), Chriter Löfstedt (Lund University, Sweden), Jeffrey R. Aldrich (University of California, USA), Jeremy N. MacNeil (University of Western Ontario, Canada), Junwei (Jerry) Zhu (USDA, USA), Stefan Schulz (Technische Universität Braunschweig, Alemanha), Glenn P. Svensson (Lund University, Sweden), entre outros.

Além disso, o XI EBEQ propiciou a interação entre pesquisadores e empresas agrícolas e de controle de pragas, oportunizando a exposição de demandas do setor produtivo e a formação de novas parcerias.

Alunos e egressos do PPG-Renorbio, Ponto Focal Alagoas divulgaram seus resultados de pesquisas em palestras e apresentações de pôsteres. A Dra. Merybeth Fernandez Triana, egressa do Ponto Focal Alagoas, recebeu premiação por sua palestra durante o evento.

A próxima edição do EBEQ acontecerá em Goiânia-GO em 2021.