Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / RENORBIO

RENORBIO

Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO Ponto Focal Alagoas - UFAL - IQB

A proposta cientifica do Programa RENORBIO pode ser caracterizada, conceitualmente, no estudo da biologia de maneira convergente, relacionando espécies biológicas, geneticamente distantes, pela funcionalidade de seus genes, partindo do pressuposto de que a utilização de tecnologias avançadas permitirão o estudo das bases moleculares que regulam as funções gênicas e os produtos da sua expressão, bem como dos mecanismos que as relacionam com a biologia do desenvolvimento de plantas, animais e microrganismos. Essa abordagem no tratamento da Biotecnologia é a mais adequada diante do cenário científico internacional.

Com foco no Nordeste, a ideia é estabelecer e estimular a massa crítica de profissionais na Região, com competência em Biotecnologia e áreas afins, para executar projetos de P&D&I de importância para o desenvolvimento da região, utilizando o estado-da-arte em termos de ferramentas e competência científica para o desenvolvimento destas ações. Tem no Núcleo de Pós-Graduação e na constituição de plataformas para a execução de projetos de P&D&I, em rede, seus principais pilares.

A visão que se descortina a partir do Programa, é que o Nordeste gradativamente consolidará núcleos de excelência em Biotecnologia, fazendo convergir sua competência no sentido da utilização plena de seus recursos. Também, a indústria de Biotecnologia no Nordeste pode ser beneficiada por uma ação de coesão, resultando em um processo de estruturação segundo padrões de competitividade global.

Para maiores informações e notícias sobre Processos Seletivos para o Curso de Doutorado, acesse o Portal Oficial da RENORBIO.