Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / PPGQB / Docentes

Docentes

DOCENTES PERMANENTES:

Foto  Ana Maria Queijeiro Lopez

Doutoramento: Doutorado em Bioquímica e Fitopatologia Molecular
Local: University Of Bristol Long Ashton Research Station, UB-LARS, Grã-Bretanha.
Ano: 1999
Orientadora: John Alexander Lucas

Área de Atuação: Ciências Biológicas e Ciências Agrárias

Grupo de Pesquisa:

E-mail: lopezamq@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Graduada em Ciências Químicas, Físicas e Biológicas (Lsc Plena e Bacharelado), mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP-Rio Claro (1991), PhD. em Bioquímica e Fitopatologia Molecular pela University of Bristol (Long Ashton Research Station, UK) (1999), com pós-doutorado em Biotecnologia (bioprodução de hidrogênio por bactérias fotoheterotróficas) pela Universidade de La Coruña, ES (2013). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em Bioquímica e Microbiologia (Taxonomia molecular, Bioquímica do parasitismo vegetal, Biotransformação, Biorremediação, Biosurfactantes, Bioplástico, Biohidrogênio, Bioensaios e monitoramento físico-químico e microbiológico de águas e alimentos).

  Adriana Santos Ribeiro

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Ano: 2003
Orientadora: Marco-Aurelio De Paoli

Área de Atuação: Físico-Química; Química Orgânica; Eletroquímica; Polímeros.

Grupo de Pesquisa:

E-mail: drisribeiro@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professor Associado 1 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Eletroquímica e de Polímeros, com ênfase em Polímeros Conjugados (síntese, caracterização e construção de dispositivos) e em materiais híbridos (compósitos e blendas poliméricas), atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados de polipirrol, politiofeno e polianilina; eletrocromismo, dispositivos eletroquímicos e aplicação de polímeros conjugados em Química Forense. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia e de Materiais da UFAL. No período entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2015 foi bolsista de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq, realizando Estágio Sabático no Departamento de Química da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Professor Roger James Mortimer.

Foto  Antônio Euzébio Goulart Santana

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil
Ano: 1984
Orientadora: Geovane Geraldo de Oliveira

Área de Atuação: Química Orgânica - Química de Produtos Naturais

Grupo de Pesquisa:

E-mail: aegsal@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professor associado IV do Centro de Ciências Agrárias - CECA da Universidade Federal de Alagoas, sócio da Interacta Desenvolvimento Ltda e da Interacta Química Ltda. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, Ecologia Química e Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, aplicação e formulação de feromônios, química de produtos naturais vegetais, realização de bioensais moluscicidas, contra Biomphalaria glabrata, larvicidas, contra Aedes aegypti, e bioensaios inseticidas. Foi premiado com a Comenda do Mérito FAPEAL - 20 anos, e Honra ao Mérito - UFAL - 50 anos. e em 2017 com o Prêmio Nacional em Ecologia Química Prof. José Tércio Barbosa Ferreira, pela Sociedade Brasileira de Ecologia Química. Orienta alunos de pós-graduação nos programas PPGQB, PPP e RENORBIO.

  Cintya D'Angeles do E. S. Barbosa

Doutoramento: Doutorado em Química 
Local: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Ano: 2016
Orientador: Marcelo Oliveira Rodrigues

Área de Atuação: Química Inorgânica.

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: cintyadangeles@yahoo.com.br

Resumo:

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Obteve em 2016 o título de doutora em química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro (Aveiro-Portugal) sob orientação do Prof. Dr. Luís António Dias Carlos. Realizou pós-doutorado (PDJ/CNPQ) pela Universidade Federal de Sergipe e pelo PPGQ-UnB dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em determinação de traços e química ambiental, como também em adsorção. Possui também experiência em química Inorgânica, com ênfase em síntese, caracterização estrutural, estudos espectroscópicos de compostos de coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Polímeros de coordenação de metais do bloco p e íons lantanídeos, polímeros de coordenação heterometálicos, espectroscopia de luminescência. Desenvolve também pesquisa com nanopartículas luminescentes de carbono (Carbon-dots) voltados para bioimagemanto e sensores. Atualmente é docente efetiva do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da UFAL e do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do mesmo Instituto.

Foto  Daniela Santos Anunciação

Doutoramento: Doutorado em Química 
Local: Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Ano: 2011
Orientador: Sérgio Luís Costa Ferreira

Área de Atuação: Química Analítica

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: daniela.anunciacao@iqb.ufal.br

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2006), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008), doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2011) tendo realizado estágio de doutorado sandwich na Universidade Complutense de Madrid (2010-2011). Realizou pós-doutorado no Instituto de Geociências da UFBA (2014). Atualmente é professora de Química Analítica (Adjunto A) do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Bioanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química ambiental com destaque para matrizes água, ar e sedimento; geoquímica de manguezais; desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de elementos traço empregando técnicas espectroanalíticas em matrizes ambientais, de alimentos e biológicas; especiação; síntese e aplicação de nanopartículas em amostras biológicas (proteômica); hifenação de técnicas analíticas.

Foto  Dimas José da Paz Lima

Doutoramento: Doutorado em Química 
Local: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Ano: 2010
Orientador: Luiz Carlos Dias

Área de Atuação: Química Orgânica, Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Fabricação de Produtos Químicos; Fabricação de Produtos Químicos Orgânicos

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail:  dimas.lima@iqb.ufal.br

Natural de Vitória de Santo Antão - Pernambuco, possui graduação em Licenciatura Química (1998-2002) pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Química (2003-2005) pela mesma universidade sob a orientação da Professora Doutora Ivani Malvestiti. Possui doutorado em Química (Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (2006-2010) sob a orientação do Professor Doutor Luiz Carlos Dias. Possui pós-doutorado pela University of Pittsburgh (2010-2012) nos Estados Unidos sob a supervisão do Professor Doutor Peter Wipf e pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2013-2014) sob a supervisão da Professora Doutora Ivani Malvestiti. É Professor Adjunto C1 do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do mesmo Instituto. Foi Coordenador do Curso de Química Licenciatura no Período de Janeiro de 2015 a Janeiro de 2017.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de monômeros híbridos para aplicação em polímeros com propriedades fluorescente e/ou eletrocrômica, síntese de moléculas com potencial atividade larvicida e síntese de produtos naturais com atividade farmacológica destacada.

Foto  Diógenes Meneses dos Santos 

Doutoramento: Doutorado sandwich em Química e Biotecnologia
Local: Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil e The University of Kansas (Lawrence, KS, USA) 
Ano: 2014
Orientadora: Fabiane Caxico de Abreu Galdino

Supervisora do doutorado sandwich: Susan Marie Lunte

Área de Atuação: Química Analítica; Eletroanalitica; Microfluídica.

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: diogenesmeneses@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura Química pela Universidade Estadual de Alagoas (2002), Mestrado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2008) e Doutorado em Química Analítica e Ambiental pelas Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e The University of Kansas (Lawrence, KS, USA) (2014). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca - Unidade de Ensino de Penedo. Tutor do Programa de Educação Tutorial do Grupo PET-Conexões de Saberes Penedo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, pré-concentração de metal pesado e detecção espectrofotométrica, microfabricação de microssistemas eletroforéticos para aplicações bioanalíticas, determinação e monitoramento de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio com detecção eletroquímica, modificações de eletrodos para determinações analíticas. Atualmente é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia - PPGQB/UFAL como docente do quadro permanente, atuando na área de concentração Química Analítica e linhas de pesquisa Sistemas Microfluídicos e Desenvolvimento e Aplicação de Metodologias Analíticas.

Foto  Fabiane Caxico de Abreu Galdino

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Doutoramento: Doutorado Sanduíche em Química
Local: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil e Universidade de Coimbra, UC, Portugal. 
Ano: 2001
Orientadora: Marília Oliveira Fonseca Goulart e Ana Maria Oliveira Bret

Área de Atuação: Química Analítica; Eletroquímica.

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: caxico.fabiane@gmail.com

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (1992), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1996), doutorado em Doutorado Sandwiche pela Universidade de Coimbra (2001), doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). e pós-doutorado na ENS-Paris (2006). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Alagoas orientadora os Programas de Posgraduação em Materaiis, PPGQb e RENORBIO. Em maio de 2010, foi pesquisadora visitante no Department of Chemistry of the University of Hull, England em colaboração com o prof. Jay Wadhawan. Realizou estágio pós doutoral no Laboratório de Microanalytical da University of Texas at San Antonio sob a supervisão do prof Dr Carlos D Garcia com bolsa PDE do CNPq na área de microssistemas de análise e Eletroforese Capilar.Tem experiência na área de Química, com ênfase em química analítica e eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioeletroquímica, Biossensores, eletroanálise de poluentes, voltametria cíclica, quitosana, atividade biológica, agentes alquilantes do dna, genotoxicidade em peixes, eletroforese capilar e sistemas microfluidicos. A pesquisadora é Lider do grupo de pesquisa microssistemas de análise da UFAL. De abril de 2014 a agosto de 2015 foi vice-diretora do IQB e desde março de 2015 é coordenadora do Programa de posgraduação em Materiais da UFAL.

Foto  Francis Soares Gomes

Doutoramento: Doutorado em Bioquímica e Fisiologia 
Local: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Ano: 2013
Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva

Área de Atuação: Bioquímica; Química de Macromoléculas; Proteínas

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: francissg85@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado (2007), Mestrado em Bioquímica e Fisiologia (2009) e Doutorado em Bioquímica e Fisiologia (2013), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde fevereiro de 2014 é Professor Adjunto do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro docente do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da UFAL e do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). Na atividade de formação de pessoal orienta 2 teses de doutorado, 2 dissertações de mestrado e 1 alunos de Iniciação Científica, já tendo orientado 3 alunos de mestrado, 6 alunos de Iniciação Científica e coorientado 1 aluno de mestrado. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação, caracterização e avaliações de atividades biológicas e aplicações biotecnológicas de proteínas, com ênfase na atividade antimicrobiana de lectinas, tendo como produção bibliográfica 19 trabalhos publicados (fator H: 9), 6 capítulos de livros e 1 livro publicados além de diversos trabalhos em anais de congressos. Atualmente é o Coordenador Local do PMBqBM desde 03/2018, integrante do Colegiado do curso de Química Licenciatura, Núcleo Docente Estruturante (curso de Bacharelado em Química) e da Comissão de Trabalho de Conclusão do Curso de Química, suplente do Conselho Deliberativo do Biotério Central e Representante suplente da área de Bioquímica na UFAL.

  Hugo Juarez Vieira Pereira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Doutoramento: Doutorado em Bioquímica
Local: Faculdade de Medicina-USP/Ribeirão Preto, USP, Brasil.
Ano: 2010
Orientadora: Eduardo Brandt de Oliveira

Área de Atuação:  Ciências Biológicas; Bioquímica; Biologia Molecular; Enzimologia.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: hugobqi@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Resumo:

Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2007) e Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2010). Pós-doutorado realizado no Instituto de Química da Universidade de Campinas (2010). Atualmente, professor adjunto do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na purificação e caracterização de enzimas com importantes funções biológicas, identificação de sistemas renina-angiotensina locais, síntese de peptídeos em fase sólida.

  Isis Martins Figueiredo

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. 
Ano: 2006
Orientadora: Anita Jocelyne Marsaioli

Área de Atuação:  Química Orgânica.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: isisfigueiredo@iqb.ufal.br

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Ciências com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Pós-doutorado no IRB Barcelona na área expressão de proteínas H-NS marcadas isotopicamente, RMN e EMSA (2012). Atualmente é professora adjunto IV no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB/UFAL) e é credenciada no Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia PPGQB/UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e técnicas espectroscópicas como Ressonância Magnética Nuclear, UV-vis e fluorescência molecular aplicadas no mapeamento de interações supramoleculares. Tem interesse em interações intermoleculares proteína-ligante, DNA-ligante e encapsulamento de compostos biologicamente ativos em sistemas carreadores. Tem avaliado a constante de interação e o modo ligação de diversas classes de compostos bioativos como: alcalóides beta-carbolinicos, bases de Schiff e acridinas com ctDNA e correlacionado com atividades biológicas como atividade antiproliferativa e leishmanicida. Tem atuado no desenvolvimento de novas sondas fluorimétricas com aplicações biomédicas e bioanalíticas. Alem disso, atua no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para determinação da capacidade antioxidante de compostos (bio)ativos frente a espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. É secretária Regional da SBQ-AL.

  Janaína Heberle Bortoluzzi

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 
Ano: 2007
Orientador: Eduardo Carasek

Área de Atuação:  Química Analítica.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: janaina.bortoluzzi@iqb.ufal.br

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Química Analítica pela UFSC. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Atualmente é professor adjunto III da UFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, validação de metodologias analíticas, SPME, polímeros, cromatografia, espectrometria de massas e GCxGC.

  João Xavier de Araújo Júnior

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Doutoramento: Doutorado em Química de Produtos Naturais
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil com período sanduíche em Université Claude Bernard Lyon I
Ano: 2001
Orientadores: Eliezer Jesus Barreiro e Christian Barrès

Área de Atuação:  Química de Produtos Naturais; Química Medicinal; Modelagem Molecular; Síntese de Fármacos; Saúde Humana; Doenças Negligenciadas, Antiglicantes e Câncer.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: jotaaraujo2004@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1996); doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) em co-tutela na Université Claude Bernard, Lyon (França) e pós-doutorado em Química Medicinal na Faculté de Pharmacie, Université Louis Pasteur, em Strasbourg (França). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas. É professor e orientador do curso de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; do curso de pós-graduação em Química e Biotecnologia e do curso de pós-graduação em Ciências da Saúde colaborador), todos da Universidade Federal de Alagoas, além do do curso de pós-graduação em rede RENORBIO.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal, Química dos Produtos Naturais, modificações estruturais de princípios bioativos e farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação e antiinflamatórios; doenças negligenciadas; câncer e antineoplásicos, hipertensão e diabetes.

Foto  Josealdo Tonholo

Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2

Doutoramento: Doutorado em Físico-Química
Local: Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano: 1997
Orientador: Julien Françoise Coleta Boodts

Área de Atuação: Físico-QuímicaDesenvolvimento tecnológico e extensão inovadora em áreas estratégicas de Química e Biotecnologia.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: tonholo@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Josealdo Tonholo é Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox(2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

  Josué Carinhanha Caldas Santos

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. 
Ano: 2008
Orientador: Mauro Korn

Área de Atuação: Química Analítica

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1187836637953847)

 

E-mail: jcarinhanha@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Química Orgânica (2004) e doutorado em Química Analítica (2008) pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal) e hoje na condição de vice-diretor da divisão de Química Analítica da SBQ. Atualmente, no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas lidera o Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (LINQA) no qual tem desenvolvido suas pesquisas com alunos de graduação e pós-graduação relacionado aos seguintes temas: interação de (macro)moléculas (proteínas, enzimas, DNA e substâncias húmicas) com íons metálicos, fármacos e moléculas biologicamente ativas, desenvolvimentos de sondas orgânicas e nanopartículas fluorescentes para aplicações bioanalíticas e relação da contaminação ambiental com a saúde humana.

 

 

  Marília Oliveira Fonseca Goulart

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B - CA QU

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Ano: 1983
Orientadora: Alaíde Braga de Oliveira

Área de Atuação: Química Orgânica; Eletroquímica; Química Analítica; .

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: mariliaofg@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), com pós-doutorados na Inglaterra (Queen Mary College) e Alemanha (Instituto de Química Orgânica (Münster). Foi ganhadora (1. lugar, categoria graduados) do Prêmio Jovem Cientista de 1984 (Produtos Naturais), recebeu a medalha Sempre UFMG - ex aluna destaque, no ano de 2003, em 2010 a Comenda do Mérito FAPEAL e em 2011, o Prêmio Marie Curie, concedido pela Sociedade Brasileira de Química e homenagem XIX SIBEE, em 2013. Atualmente é professora titular livreda Universidade Federal de Alagoas, orienta mestrado e doutorado no PPGQB/UFAL, no ICBS/UFAL e no RENORBIO e pós-doutorado, com apoio do CNPq e CAPES. Foi professora visitante da École Normale Superieure, em Paris, por um mês. Tem experiência na área de Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica, Bioeletroquímica e Química Orgânica. Pertence ao corpo edtorial do J. Braz. Chem. Soc. e J. Electroanal.Chem. Foi 1a. tesoureira da Sociedade Brasileira de Química, conselheira da mesma sociedade e chair da divisão 6 (Eletroquímica Molecular) da International Society of Electrochemistry. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2015) e membro do conselho consultivo da ABC (2016). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química: 2016-2018. Vice-presidente para o International Society of Electrochemistry (2017-2019). Membro do CA do CNPq (2017-2020).

  Mario Roberto Meneghetti

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D 

Doutoramento: Doutorado em Química

Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil com período co-tutela em Université Louis Pasteur Strasbourg 
Ano: 1999
Orientadores: Jaïrton Dupont e Michel Pfeffer

Área de Atuação: Química Inorgânica; Química de Organometálicos; Fabricação de Produtos Químicos; Fabricação de Produtos Farmacêuticos

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: mrmeneghetti@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Bacharel e Licenciado em Ciências- Habilitação em Química pela PUC/RS, Mestre em Química pela UFRGS, abordando síntese de metalocenos e polimerização de olefinas. Concluiu seu Doutorado em Química Inorgânica e Organometálica pelas Universidades Júlio de Mesquita Filho / UNESP-Araraquara e Universidade de Estrasburgo, França, em 1999, abordando a síntese de complexos de cobalto quirais. Tem Pós-Doutorado no Instituto de Química Orgânica da Universidade de Heidelberg, Alemanha, e no Instituto de Química da UFRGS, investigando novas rotas para obtenção de complexos organometálicos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Orienta estudantes em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Coordena e participa de projetos de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, Catálise, Oleoquímica, Síntese de nanopartículas anisotrópicas e Síntese organometálica.

Foto  Rusiene Monteiro de Almeida

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 
Ano: 2007
Orientadora: Lúcia Kiyomi Noda

Área de Atuação: Química de Materiais; Catálise.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: rusiene.almeida@iqb.ufal.br

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Quimica( 2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunto III no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: Catalisadores, Biocombustívies, nanotubos de carbono, superácidos, isomerização de alcanos, decomposição de hidrocarbonetos. 

Resultado de imagem para RUTH RUFINO  Ruth Rufino do Nascimento

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Keele University, KEELE, Inglaterra
Ano: 1994
Orientador: Eric David Morgan

Área de Atuação: Química Orgânica; e Ecologia Química.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: ruth.rufino.nascimento@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (1989). Em 1994 obteve Doutorado em Química pela University of Keele, Keele, Inglaterra. Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional do CNPq durante 3 anos (1995-1997). Realizou Pós-doutoramento no Institute of Organic Chemistry and Biochemistry, da Academia Tcheca de Ciências, Praga, República Tcheca no ano de 2008, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Professor Titular, da Universidade Federal de Alagoas. Desde o ano de 1995, vem conduzindo pesquisas na área de produtos naturais, com ênfase no estudo do comportamento, extração e identificação de semioquímicos envolvidos nas interações inseto-inseto (feromônios) e inseto-planta/fruto hospedeiro (cairomônios); principalmente no que se refere aos insetos pertencentes as seguintes ordens: Hymenoptera (formigas e parasitóides), Diptera (moscas-das-frutas) e Lepidoptera (mariposas), muitos dos quais são insetos-praga das culturas brasileiras de importância econômica. Coordena projetos de pesquisa que visam a extração, identificação e formulação de atraentes para o controle de insetos de importância econômica. Integra a rede de pesquisadores internacionais, patrocinados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para estudar o complexo Anastrepha fraterculus. É integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Quimica e Biotecnologia (PPGQB) desde 1996 e, mais recentemente da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Além disso, tem atuado como referee para periódicos científicos internacionais na área de Ecologia Química. 

  Simoni Margareti Plentz Meneghetti

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D 

Doutoramento: Doutorado em Química e Físico Química de Materiais Macromolecul
Local: Université Louis Pasteur, ULP, França. 
Ano: 2000
Orientadores: Pierre J Lutz e Jacky Kress

Área de Atuação: Físico-Química Orgânica; Catálise; Fabricação de Produtos Químicos; Materiais.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: simoni.plentz@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Bacharel em Química (1992) pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Química ? Ênfase em Catálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (sob a supervisão de Profa. Dra. Michele Oberson de Souza, em 1996) e Doutora em Físico-Química de Materiais Macromoleculares (sob a supervisão do. Dr. Pierre J. Lutz e Dr. Jacky Kress, na Université Louis Pasteur ? Strasbourg I, França, em 2000). Atualmente é Professora Associada e Pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas. Tem pós-doutorado na Université Louis Pasteur Strasbourg, ULP, Strasbourg, França e na UFAL, ambos envolvendo aspectos de catálise e oleoquímica. Além disso, possui grande experiência na indústria química, onde atuou por mais de quinze anos. Recebeu em 2011 o Premio Nacional de Pós-Graduação Braskem-ABEQ - 1º Lugar - Categoria Mestrado, ABEQ - Braskem e em 2002 o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2002 - Categoria Processo Etapa Nordeste (participação na equipe vencedora), FINEP. Cientificamente, em nível nacional e internacional, tem publicado vários artigos com foco em sistemas catalíticos aplicados à oleoquímica (biodiesel, insumos e materiais a partir de óleos vegetais), conversão de biomassa e polimerização de olefinas. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAL de dezembro de 2011 a janeiro de 2016.

Imagem relacionada  Thiago Mendonça de Aquino

Doutoramento: Doutorado em Ciências Farmacêuticas
Local: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil
Ano: 2007
Orientador: Alexandre José da Silva Góes

Área de Atuação: Química Medicinal, Síntese Orgânica, RMN, Modelagem Molecular.

Grupo de Pesquisa: Química Medicinal

E-mail: thiago.aquino@iqb.ufal.br

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de produtos naturais (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de síntese e planejamento de fármacos (2007). Realizou pós-doutorado na Universidade Louis Pasteur, Illkirsh, França (2009) e na Universidade federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor adjunto I do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua nas áreas de Ressonância Magnética Nuclear, Modelagem Molecular, Química de Heterociclos e Síntese de compostos orgânicos para avaliação de atividades antiparasitária, antimicrobiana e antineoplásica.

  Valéria Rodrigues dos Santos Malta

Doutoramento: Doutorado em Química (Físico-Química)
Local: Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Ano: 2000
Orientadores: Regina Helena de Almeida Santos

Área de Atuação: Físico-Química

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: vrsmalta@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1996) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cristal, raios-x, recristalização, raios x e estrutura.

 

DOCENTES COLABORADORES:

Foto  Carmem Lúcia de Paiva e Silva Zanta

Doutoramento: Doutorado em Química 
Local: Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano: 2000
Orientador: Julien F C. Boodts

Área de Atuação: Físico-Química, Processos Oxidativos; Tratamento de Efluentes.

Grupo de Pesquisa:

Currículo Lattes

E-mail: zanta@hotmail.com

Resumo:

Possui mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirao Preto) (1995), doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirao Preto) (2000), Doutorado sanduíche na EPFL Lausane - Suíça, sob a orientação do Professor Comninellis e Pós-doutorado na USP - SP (2007) sob a orientação do Prof. Frank Quina. Atualmente sou professora associada na Universidade Federal de Alagoas com experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica ambiental, atuando principalmente na área de tratamento de efluentes urbano e industriais através de Processos Oxidativos Avançados e Processos Oxidativos Eletroquímicos Avançados. Participo dos programas de Pós-graduação em Química e Biotecbologia (PPGQB) e Engenharia Química (PPGEQ).

  Monique Gabriella Angelo da Silva

Doutoramento: Doutorado em Química e Biotecnologia
Local: Universidade Federal de Alagoas com período co-tutela/sanduíche na Universidade de Strasbourg (França)
Ano: 2014
Orientador: Mario Roberto Meneghetti

Área de Atuação: Química Inorgânica; Síntese de Nanopartículas metálicas e magnéticas; Química de Materiais; Nanotecnologia.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: monique.angelo@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Membro do Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR. Tem Experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise. Recentemente está desenvolvendo trabalhos na área de Ensino de Química, trabalhando com a divulgação de Ciências. É atual Professora colaboradora da Usina Ciência - UC/UFAL, membro do Grupo de Pesquisa Formação de professores e Ensino de Ciências situado no centro de educação, professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciêcias e Matemática - PPGECIM e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química e Divulgação Científica, QUICIÊNCIA, inserido dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos. 

  Phabyanno Rodrigues Lima

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Ano: 2009
Orientador: Lauro Tatsuo Kubota

Área de Atuação: Química Analítica; Eletroanalítica; e Desenvolvimento de Sensores.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: phaby.lima@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas-IFAL (D401/associado 1). Atuou como Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, é Líder do Grupo de Pesquisa em Analítica, Eletroanalítica e Desenvolvimento de Sensores - GPAES/Campus Maceió. A nível de Ensino em Pós-Graduação stricto sensu, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da Universidade Federal de Alagoas (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais - PPGTEC (Mestrado)/IFAL. Orienta trabalhos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensores, Eletrodos Quimicamente Modificados, Biossensores, Polímeros, Eletroanalítica, Eletroquímica, Eletrocatálise, Síntese e Emprego de Polímeros Biomiméticos. Assessor científico da Revista Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), sensors and actuators B:Chemical, International Journal of Ionics: The Science and Technology of Ionic Motion e Ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordena os projetos UNIVERSAL/CNPq, PPP/FAPEAL/CNPq, PIBICT/CNPq, PIBITI/CNPq, PRODOCÊNCIA/CAPES, MEC/SETEC/CNPq e Modernização dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa de Química/IFAL, bem como atua como colaborador PRONEX/FAPEAL/CNPq e PIBID/CAPES. Além disso, foi coordenador de Extensão e Pesquisa do IFAL/Campus Maceió, e Diretor substituto de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do IFAL/Campus Maceió. Apresenta produtividade recente na sua área de atuação com artigos publicados em periódicos especializados com seletiva política editorial e fator h (h index) de 12 obtidos pelo ISI e pelo Scopus.

Resultado de imagem para TATIANE LUCIANO BALLIANO  Tatiane Luciano Balliano

Doutoramento: Doutorado em Física Aplicada-Biomolecular
Local: Universidade de São Paulo, USP, Brasil 
Ano: 2010.
Orientador: Glaucius Oliva.

Área de Atuação: Físico-Química.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: tlballiano@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Tatiane Balliano possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005), mestrado em Química e Biotecnologia, área de concentração Físico-química (cristalografia de raios X) pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e doutorado em Física Aplicada (Biomolecular) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas no Instituto de Química e Biotecnologia e tem experiência em Cristalografia de Raios X (pequenas e macromoléculas e materiais policristalinos), Química de Produtos Naturais, desenvolvimento de produtos e materiais para aplicação em saúde humana e veterinária. Na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação, desenvolve atividades ligadas à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo inovador. É orientadora do quadro permanente de PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Engenharia Química - PPGEQ/UFAL.

  Wander Gustavo Botero

Doutoramento: Doutorado em Química 
Local: Instituto de Química - UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
Ano: 2010
Orientadores: Julio Cesar Rocha

Área de Atuação: 

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: wanderbotero@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (2005). Mestre em Química (Química Analitica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (Jan/2008). Doutor em Química (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara e Pós-Doutorado na Universidade do Algarve/Portugal (2013-2014). Desde 2009 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca na área de Química Analítica e Ambiental , ministrando disciplinas de Química Geral, Química Analitica, Química Ambiental e Química Analítica Instrumental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecologia da UFAL(PPGQB) e Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (UFAL), Representante Comitê Assessor de Pesquisa da PROPEP/UFAL (2015-2017) e Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Química-UFAL. Atualmente é coordenador do Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (UFAL). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: substância húmica, solos, bacia do Rio Negro-AM, caracterização estrutural, lodos de estações de tratamento de água, reciclagem da Matéria orgânica, interferentes endócrinos e especiação dinâmica de metais. Teve trabalho premiado nas Ilhas Canarias-Espanha (2010). Foi coordenador do curso de Química Licenciatura da UFAL-Campus Arapiraca (2009-2013).

 

DOCENTES APTOS A ORIENTAR NO MESTRADO:

 

  Ana Catarina Rezende Leite

Doutoramento: Doutorado em Biologia Funcional e Molecular
Local: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. 
Ano: 2010
Orientadora: Helena Coutinho Franco de Oliveira

Apta a orientar em nível de: Mestrado

Área de Atuação: Bioquímica

Grupo de Pesquisa: Bioquímica

E-mail: anacatarinar@gmail.com

Currículo Lattes

Resumo:

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi professora colaboradora da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de pós-doc (PNPD) da Universidade Federal de Pernambuco de 2010 - 2013. É Professora Adjunto de Bioquímica na Universidade Federal de Alagoas onde é vice-coordenadora do Programa de Pós-graducação em Química e Biotecnologia (PPGQB-UFAL). Recentemente fez um Pós Doutorado (CNPq programa PDJ) no Laboratório de Bioenergética (UNICAMP). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioenergética mitocondrial e estresse oxidativo correlacionados com patologias. 

  Maria Ester de Sá Barreto Barros

Doutoramento: Doutorado em Química
Local: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. 
Ano: 2015
Orientador: Paulo Henrique Menezes da Silva

Apta a orientar em nível de: Mestrado

Área de Atuação: Química Orgânica.

Grupo de Pesquisa: 

E-mail: maria.barros@iqb.ufal.br

Currículo Lattes

Resumo:

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas desde 2016, tem Graduação em Química Bacharelado (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química também pela UFPE . Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase na  síntese de moléculas com potencial atividade larvicida e farmacológica. Professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2018).

 

DOCENTES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS:

 

Nome

Lattes

E-mail

Área de Concentração

Sílvia Beatriz Beger Uchôa Lattes sbuchoa@gmail.com DTQB*
Sônia Salgueiro Machado Lattes machadosonia@hotmail.com Bioquímica e Biotecnologia

 

* Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora em Áreas Estratégicas de Química e Biotecnologia (DTQB)