Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Psicologia / Estrutura e funcionamento

Estrutura e funcionamento

O curso de mestrado em Psicologia será realizado em horário integral, com distribuição de atividades acadêmicas no período diurno (matutino e vespertino) e, eventualmente, noturno. 

O conjunto de disciplinas do Mestrado constará de Disciplinas Obrigatórias, Disciplinas Obrigatórias por Linha de Pesquisa, Disciplinas Eletivas, Seminário Avançado e Atividades de Produção Científica. A carga horária final está prevista para 375 horas em um total de 25 créditos, subdivididos tal como descrito no quadro abaixo.

Descrição de atividades e o número de créditos correspondente  

AtividadeCréditos
Disciplinas Obrigatórias               08             
Disciplinas Obrigatórias por Linha de Pesquisa  04
Disciplinas Eletivas  04
Orientação de Dissertação  04
Grupos de Pesquisas (Obrigatórios)  04
Seminário Avançado  01
Total  25

Nota.  Os créditos de Orientação de Dissertação estão distribuídos ao longo de quatro semestres, sendo que em casos de finalização do mestrado em tempo inferior, o estudante fica obrigado a complementar o número de créditos com Atividade de Produção Científica.

Entende-se por Disciplinas Obrigatórias, o conjunto de disciplinas de interesse comum às diversas linhas de pesquisa. Estas deverão ser cursadas obrigatoriamente por todos os alunos do mestrado. 

As Disciplinas Obrigatórias por Linha de Pesquisa contemplam os interesses específicos de cada linha de pesquisa, sendo por estas propostas e devendo ser cursadas por todos os alunos da linha e podendo ser eletivas para os alunos de outras linhas.

As Disciplinas Eletivas são compostas pelo conjunto de disciplinas complementares à formação do estudante relativas à sua linha de pesquisa. A critério do Colegiado, é facultado o cumprimento de no máximo uma disciplina em outro curso de pós-graduação Stricto Senso (recomendado pela CAPES), cujos créditos poderão ser contabilizados como disciplina eletiva. Para estes casos, o aluno deverá submeter para avaliação ao Colegiado do Curso, a ementa, o programa da disciplina e o aceite do orientador. Quando houver convênio de cooperação acadêmica e científica, firmado entre o Programa e outra instituição do país ou do exterior, o limite fixado neste artigo poderá ser alterado a juízo do Colegiado. Farão parte da estrutura curricular as disciplinas Tópicos Especiais I, II, III e IV. Tais disciplinas serão disponibilizadas de acordo com os interesses do corpo docente e discente do programa e terão seus conteúdos flexibilizados. As disciplinas Tópicos Especiais I e II contabilizam quatro créditos cada, enquantoTópicos Especiais III e IV somam um crédito cada.

Nas Atividades de Produção Científica é facultado ao aluno ao longo do mestrado a submissão de um artigo em co-autoria com seu orientador a uma revista qualificada na área de Psicologia. Essa atividade sendo aprovada pelo Colegiado e orientador, poderá vir a ser convertida em, no máximo, quatro (04) créditos podendo substituir os créditos de Disciplinas Eletivas.

Orientação de Dissertação compreende as atividades desenvolvidas semestralmente pelo estudante em conjunto com seu orientador com a finalidade de acompanhamento e desenvolvimento da produção de sua pesquisa de dissertação. Os créditos de dissertação estão distribuídos ao longo de quatro semestres, sendo que em casos de finalização do mestrado em tempo inferior, o estudante não fica obrigado a cursar os quatro créditos. O estudante deverá matricular-se obrigatoriamente no primeiro e segundo semestres do Curso.

Grupo de Pesquisa refere-se às atividades desenvolvidas coletivamente pelo estudante, seu orientador e o grupo de pesquisa ao qual pertence, para aprofundamento em teorias e temáticas que subsidiem a produção acadêmica do grupo. Contabilizam 4 créditos. O estudante deverá matricular-se obrigatoriamente no primeiro e segundo semestres do Curso.

Seminário Avançado engloba as atividades anuais nas quais o estudante apresentará o andamento de seu trabalho de pesquisa diante de uma Comissão Julgadora. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora indicada pelo Colegiado composta obrigatoriamente pelo orientador do estudante e por dois outros professores, devendo um desses ser externo ao Curso. O trabalho para o Seminário Avançado deverá constar da apresentação do andamento do projeto de dissertação e indicadores de desenvolvimento global da pesquisa. Cabe à Comissão Julgadora avaliar a fundamentação teórica e metodológica do trabalho em desenvolvimento, aprovando-o ou reprovando-o, por parecer, expresso em parecer conjunto, após argüição do estudante. A participação nos Seminários Avançados constitui atividade obrigatória para os estudantes no primeiro ano do mestrado. A aprovação do estudante no Seminário Avançado e a integralização do respectivo crédito constituem pré-requisito para a defesa da dissertação.

A atividade Estágio de Docência é obrigatória para os discentes do Programa de acordo a Resolução Nº 50, de 11 de agosto de 2014 - CONSUNI/UFAL.

Nesse contexto, considera-se possível o cumprimento de todas as atividades curriculares dentro de um prazo mínimo aceitável de 18 meses e máximo de 24 meses. Nos casos devidamente justificados, com a anuência do orientador e a critério do colegiado o mestrado poderá ser prorrogado por até 03 (três) meses, podendo excepcionalmente ser prorrogado por mais 03 (três) meses.