Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Psicologia / Docentes

Docentes

Linha 1: Subjetividades, Políticas e Processos Psicossociais 

Docentes/EmailsObjetivo/Tema de Pesquisa

Profa. Dra. Adélia Augusta Souto de Oliveira

adeliasouto@ip.ufal.br

Desenvolver estudos sobre produção de conceitos psicológicos e/ou iconografias na pesquisa psicológica. Realizar investigações sobre a vivência da infância e da juventude em contextos comunitários. Desenvolver estratégias de uso de imagens como método de investigação/intervenção psicológica.

Profa. Dra. Angelina Nunes de Vasconcelos

angelina.vasconcelos@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas em processos psicossociais e políticas públicas em educação a partir de diferentes abordagens metodológicas, especialmente em temas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem, tais como: linguagem e desenvolvimento; aprendizagem e aquisição da linguagem; psicologia escolar e educacional; argumentação e contextos educacionais; políticas públicas em educação; dentre outros.

Profa. Dra. Érika Cecília Soares Oliveira

erika.oliveira@ip.ufal.br

Realizar estudos que reflitam sobre temas como colonialidade, eurocentrismo, produção de conhecimento, poder, subalternidade, ferida colonial, estratégias de resistências, dentre outros, afim de compreender como relações de gênero e étnico-raciais são estruturadas em nossa sociedade a partir de ficções somatopolíticas responsáveis por produzir violências e discriminações.

Prof. Dr. Leogildo Alves Freires

leogildo.freires@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas em processos avaliativos e cognitivos, relações interpessoais e uso de tecnologias/aplicativos de geolocalização que tenham em conta a interface sexualidade, gênero e preconceito, a partir de diferentes abordagens metodológicas quanti e qualitativas.

Prof. Dr. Frederico Alves Costa

frederico.costa@ip.ufal.br

Desenvolver estudos nos campos da psicologia social e da psicologia política, focalizando processos psicossociais e psicopolíticos, com interesse nos seguintes temas: teoria democrática, movimentos sociais, política pública, subjetivação política, participação política, estratégia política, populismo, história da psicologia política e da psicologia social.

Prof. Dr. Marcos Ribeiro Mesquita 

marcos.mesquita@ip.ufal.br

Desenvolver estudos na área de Psicologia Social com o interesse nos seguintes temas: Juventudes, Participação Política, Movimentos Sociais, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.

Profa. Dra.Paula Orchiucci Miura

paula.miura@ip.ufal.br

Desenvolver estudos teórico e/ou teórico-prático nos seguintes temas: Crianças, adolescentes e famílias em situações de vulnerabilidade e/ou violência intrafamiliar; Instituição de acolhimento; Adoção; Desenvolvimento da maternidade e paternidade em diversos contextos sociais. Autores de interesse: Winnicott e Espinosa.

Profa. Dra. Sheyla Christine Santos Fernandes

sheyla.fernandes@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas com temas relacionados às relações interpessoais e intergrupais, focalizando os temas preconceito, discriminação, comportamentos pró e anti-sociais e sua interação com alguns indicadores psicossociais, tais como identidade social e julgamento moral. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados para o estudo das variáveis citadas são mistos, o que pressupõe uma base teórica psicossociológica de metodologia quanti e qualitativa.

Profa. Dra. Simone Maria Hüning

simone.huning@ip.ufal.br

Desenvolver estudos que propõe análises de biopolíticas e necropolíticas contemporâneas em territórios urbanos e sua relação com a produção de subjetividades; produção de desigualdades territoriais, de zonas de exclusão e perigo, de violências e do medo como dispositivo biopolítico e necropolítico; criminalização de grupos sociais; práticas de resistência de movimentos sociais, políticas de produção de conhecimento na interface com as territorialidades.

 

Linha 2: Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas 

Docentes/Emails             Objetivo/Tema de Pesquisa

Prof. Dr. Charles Elias Lang

charles.lang@ip.ufal.br

Desenvolver um instrumental que permita pensar uma clínica face à lógica da inovação-destruidora nas sociedades pós-68, em uma metodologia de trabalho que aproxima caso clínico e produções culturais contemporâneas. Analisa a ética da desconstrução (ou ética da autenticidade) à luz das grandes visões morais da Filosofia Ocidental. Busca aproximações entre a Filosofia e a Psicanálise naquilo que ambas se opõem ao "triunfo da religião" (Lacan) e o que se tem produzido como uma ética pós-metafísica, transhumanista e pós-humanista. Temas: Psicanálise, Filosofia, Literatura, Transhumanismo. Autores: Freud, Lacan, Winnicott, Luc Ferry, Michael Onfray.

Prof. Dr. Cleyton Sidney de Andrade

cleyton.andrade@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas na área de Clínica psicanalítica, política e teoria social - A partir da psicanálise e da clínica psicanalítica em Freud e Lacan, o interesse é interrogar os regimes de impossibilidade, figuras de negatividades e formas possíveis de subjetivação. Levando-se em conta para essa investigação, a teoria e a clínica psicanalítica, assim como os enfrentamentos entre psicanálise e política, e psicanálise e teoria social. Temas de interesse: Teoria Psicanalítica; Clínica Psicanalítica; Psicanálise e Política; Psicanálise e Teoria Social; Psicanálise e Literatura. Autores de interesse: Freud, Lacan, Badiou, Zizek, Agamben, Butler, Rancière, Adorno, Benjamin, Marx.

Prof. Dr. Jefferson de Souza Bernardes

jefferson.bernardes@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas na área de Psicologia e Saúde, abordando temáticas como educação permanente em saúde, humanização, clínica ampliada, saúde mental, rede de atenção psicossocial, trabalho em equipe, políticas públicas em saúde, formação e atuação profissional em Psicologia e articulações com áreas afins do campo da saúde.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro

maria.ribeiro@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre as práticas psicológicas, que problematizem o fazer da Psicologia numa perspectiva ética e política. Aborda temáticas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência social, meio ambiente, desastres e outras.

Profa. Dra. Marília Silveira

maríliasilveira.rs@gmail.com

Desenvolver pesquisas na área da Psicologia e Saúde, com ênfase em saúde mental coletiva, gestão autônoma da medicação e metodologias de pesquisas participativas. Tem interesse especial nas práticas de saúde no SUS e na formação interdisciplinar em serviço, considerando os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Profa. Dra. Nadja Maria Vieira da Silva

nadja.silva@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre os fundamentos teóricos-metodológicos de abordagens sócio-históricas acerca do funcionamento psicológico humano em diferentes campos temáticos: desenvolvimento da comunicação no começo da vida; aquisição de linguagem; dinâmicas do self; linguagem e interação com pessoas com necessidades especiais; processos cognitivos; metodologias de investigação do funcionamento psicológico humano; processos educacionais.

Prof. Dr. Saulo Luders Fernandes 

saupsico@gmail.com

Sobre psicologia social e políticas públicas de saúde voltadas para os variados contextos rurais presentes no território brasileiro, tendo como interesse os seguintes temas: práticas cotidianas de saúde, saberes populares, atenção básica, saúde mental, rede de atenção psicossocial, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, assentamentos e comunidades rurais, relações étnico-raciais no campo e territorialidade.

Profa. Dra. Susane Vasconcelos Zanotti

susane.zanotti@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas em psicanálise a partir dos conceitos fundamentais de Freud e Lacan. Realiza investigações sobre a centralidade do corpo na cultura, suas incidências na clínica psicanalítica e a atualidade do lugar da psicanálise na medicina. Temas: corpo, sofrimento psíquico, sintoma, angústia e trauma.

 

Linha 3: Processos Cognitivos e Medidas Psicológicas - Em virtude da reestruturação do PPGP, essa Linha foi desativada.

        Docentes/Emails  Objetivo/Tema de Pesquisa

Profª Nadja Maria Vieira da Silva

nadja.silva@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre os fundamentos teóricos-metodológicos de abordagens sóciohistóricas acerca do funcionamento psicológico humano em diferentes campos temáticos: desenvolvimento da comunicação no começo da vida; aquisição de linguagem; dinâmicas do self; linguagem e interação com pessoas com necessidades especiais; processos cognitivos; metodologias de investigação do funcionamento psicológico humano; processos educacionais

Profª Sheyla Christine Santos Fernandes 

sheylacsfernandes@msn.com

Desenvolver pesquisas com temas relacionados às relações interpessoais e intergrupais na infância e na vida adulta, focalizando os temas preconceito, discriminação, comportamentos pró e anti-sociais e sua interação com alguns indicadores psicossociais, tais como identidade social, julgamento moral e empatia. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados para o estudo das variáveis citadas são mistos, o que pressupõe uma base teórica psicossociológica de metodologia quanti e qualitativa.