Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Quem Somos

Histórico

 A ideia de criação do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas surgiu em 1969, quando o professor Dr. Gilberto de Macedo, em reunião departamental, encaminhou a primeira proposta de grade curricular para um Curso de Psicologia. Embora tenha sido aprovada, a proposta não reuniu os elementos necessários para a sua concretização.

Somente a partir de 1985, com a criação do I Curso de Especialização em Psicologia Social por um grupo de professores com formação em Psicologia, vinculados ao Departamento de Ciências Sociais, foi retomada a idéia de criação do Curso de Psicologia na UFAL e, posteriormente, fortalecida com a realização do II Curso de Especialização em Psicologia Social (1990). Duas razões principais justificavam a criação do Curso de Psicologia: (1) oferecer à comunidade alagoana um Curso de Psicologia em uma universidade pública; (2) formar psicólogos no Estado com uma orientação psicossocial. As evidências dessas demandas encontram-se registradas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.   

Em agosto de 1993, a proposta concretizou-se e o Curso estava criado. Encontros relevantes validaram o Projeto Pedagógico do Curso que foi amplamente discutido com a comunidade acadêmica e profissionais da Psicologia, no I Fórum sobre a Criação do Curso de Psicologia na UFAL, em 1996 e, posteriormente, no II Fórum do Curso de Psicologia, realizado em novembro de 2004. Esse último foi organizado com o intuito de sistematizar as discussões a respeito da reforma curricular, que culminou no presente projeto pedagógico.

Nesse sentido, desde a criação do Curso, esteve presente não só a preocupação na formação de um profissional generalista como, também, a orientação à investigação dos fenômenos sociais e preocupação em responder às demandas da realidade alagoana. Dessa forma, permanecem coerentes e atuais esses princípios, sendo reafirmados na presente proposta. A maior dificuldade encontrada na materialização dessa intencionalidade esteve relacionada à experiência de pesquisa no Curso, visto que o quadro reduzido de professores determinou a inserção de um número reduzido de alunos na prática investigativa. Entretanto, as experiências de extensão foram maiores e melhor viabilizadas ao longo do curso. 

A proposta da criação do Curso de Psicologia se insere, e está em consonância, com discussões e reflexões que os psicólogos já vinham fazendo nacionalmente e estão presentes, principalmente, nas diretrizes apontadas na Carta de Serra Negra, elaborada no Encontro Nacional com gestores de cursos de Psicologia e Conselho Federal de Psicologia, de 31/07 a 02/08 de 1992 na cidade de Serra Negra, São Paulo.

O Curso de Psicologia da UFAL foi transformado em Instituto de Psicologia (resolução no. 32/2013 - CONSUNI UFAL 06 de maio de 2013) evidenciando o crescimento do Curso de Psicologia. A estrutura física e de funcionamento esteve alocada no ICHCA. O prédio do Instituto de Psicologia (contrato da UFAL/SINFRA – Empresa SHS no. 42/2010) foi concluído e entregue oficialmente em 02 de dezembro de 2015.