CARTA COMPROMISSO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA POR UMA UNIVERSIDADE ANTIRRACISTA

08/10/2020 17h07 - Atualizado em 17/11/2020 às 08h29

Durante a reunião do Conselho do Instituto de Psicologia ocorrida no dia 30/09, foi apreciada e aprovada por unanimidade a Carta Compromisso do curso de Psicologia UFAL, Campus A.C. Simões, por uma universidade antirracista.

A proposta da carta surgiu após as provocações feitas pelo Centro Acadêmico de Psicologia Carolina Maria de Jesus (CAPsi), juntamente com o grupo Pretinhxs da Psico, que através de uma nota de posicionamento redigida pelos dois grupos e publicada em 21 de junho de 2020, repudiou os casos de supostas fraudes nas cotas raciais expostos nas redes sociais, em que o curso de Psicologia da UFAL, apareceu como o segundo curso com mais denúncias, atrás apenas da medicina.

A partir da nota, foi realizada uma comissão para organizar as denúncias feitas e encaminhá-las à reitoria. Juntamente a isso, o Instituto de Psicologia aprovou a criação de uma Carta Compromisso tendo como centro as discussões étnico-raciais. A carta foi redigida por uma comissão constituída por estudantes e docentes e conta com oito laudas. Nela, estão listados os compromissos assumidos pelo Instituto de Psicologia por uma universidade antirracista.

Confira a carta na íntegra através desse link: AQUI