Quem Somos

     

O Curso de Matemática da Ufal foi criado em 29/09/1974. Nesses mais de 40(quarenta) anos, formamos cerca de 250 licenciados e bacharéis em Matemática. Contamos com um corpo docente qualificado, com 32 doutores e 3 mestres. O curso de Licenciatura em Matemática recebeu conceito "A" em todas as edições do antigo Provão e conceito 3 no último Enade. Em 2006 foi criado o curso de Bacharelado em Matemática. No ano de 2009 o Instituto de Matemática da Ufal iniciou seu curso Licenciatura em Matemática na modalidade de educação à distância, o qual permanece até hoje. As atividades de pesquisa vem crescendo consistentemente através dos anos, principalmente após a criação do Programa de Pós-graduação em Matemática. 

A experiência em pós-graduação strictu sensu no Instituto de Matemática da Ufal teve início em 2004 com a implantação do Mestrado em Matemática - Ppgmat, que desde então já formou 74 mestres. Possuindo um corpo docente com sólida produção científica, inicia em 2010 o Programa de Doutorado em Matemática, em associação com a Universidade Federal da Bahia, que já formou 10 doutores na Ufal. Refletindo e reafirmando sua preocupação com a qualidade do ensino de Matemática da Educação Básica no estado de Alagoas, no mesmo ano, o Instituto de Matemática adere ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Ppgecim e, no ano seguinte, integra a rede do recém criado Profmat, que desde então já formou 64 mestres na Ufal.

O Instituto de Matemática da Ufal ainda organiza diversas ações de impacto na comunidade alagoana, como as Olimpíadas de Matemática (Obmep, OBM, OAM) e a promoção anual do Matfest, evento que reune professores, estudantes e pesquisadores convidados, além da visita e interação de estudantes de escolas de ensino fundamental e médio do estado de Alagoas.