Links Úteis

Aqui apresentamos alguns links úteis para alunos e professores de Matemática

SUMÁRIO

  

SOCIEDADES CIENTÍFICAS

Sociedade Brasileira de Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, fundada em 1969, por ocasião do VII Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas.

A SBM tem por principais finalidades congregar os matemáticos e professores de Matemática do Brasil, estimular a realização e divulgação de pesquisa de alto nível em Matemática, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis, estimular a disseminação de conhecimentos de Matemática na sociedade, incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais de Matemática do Brasil e do exterior, zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos e professores de Matemática no país, contribuir para o constante aprimoramento de altos padrões de trabalho e formação científica em Matemática no Brasil e oferecer assessoria e colaboração, na área de Matemática, visando o desenvolvimento nacional.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Fundada em 27 de janeiro de 1988, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática e de áreas afins. A SBEM tem em seus quadros pesquisadores, professores e alunos que atuam nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro, da educação básica à educação superior. Ela possui também sócios institucionais e sócios de outros países.

Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

 

A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais. Com um quadro atual de pouco mais de 700 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades. 

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM)

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Olimpíada Iberoamericana de Matemática

Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematics Olympiad - IMO)

 

AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTO E DE AVALIAÇÃO

Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior

As atividades da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: a) avaliação da pós-graduação stricto sensu; b) acesso e divulgação da produção científica; c) investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; d) promoção da cooperação científica internacional.

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. 

Fapeal - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) exerce atividades de fomento e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviço de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs.

Finep - Fundação de Estudos e Projetos

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é uma empresa pública vinculada ao MCT. Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a FINEP substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

REVISTAS

Revista Professor de Matemática

A RPM, como seu próprio nome diz, é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A revista publica artigos de matéria de nível elementar ou avançado, que seja acessível ao professor do ensino médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.

Revista Matemática Universitária

Matemática Universitária, uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática, é uma revista de divulgação, um veículo de circulação de ideias e de estímulo ao estudo e à curiosidade intelectual, dirigida a todos os que se interessam pelo ensino e pelo estudo da matemática em nível superior. Ela deve servir a professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, promovendo e fortalecendo o intercâmbio entre membros dessa comunidade.

OUTROS LINKS

Portal de Periódicos da Capes

 O Portal de Periódicos da Capes reúne milhares de revistas científicas de todas as áreas do conhecimento. O acesso a essas revistas é em geral restrito a assinantes. A Capes assina esses periódicos e os disponibiliza gratuitamente à comunidade científica brasileira. O acesso ao portal só é permitido usando um IP de universidade. Caso queira acessá-lo de casa, basta mudar o proxy do seu navegador para o proxy da Ufal. Para saber o procedimento acesse o link:

Proxy Ufal