Estão abertas as inscrições para o PAPMEM 2019

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente e no mês de janeiro ocorrerá na UFAL entre os dias 21 a 25 de janeiro de 2019.

02/01/2019 16h57 - Atualizado em 16/11/2020 às 17h45

O PAPMEM 2019 será realizado durante uma semana em tempo integral, das 8 às 17 horas, no Instituto de Matemática (IM)  da UFAL, no mês de janeiro, entre os dias 21 a 25 de janeiro de 2019.

SOBRE  PROGRAMAÇÃO  RESULTADO  CONTATO

DETALHAMENTO DO PROGRAMA

• Organização do Curso
    O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.
  • Desenvolvimento do treinamento
    O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
  • Local de realização
    Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:

Dia 21 de janeiro de 2019

• 8h às 11h: aula transmitida via vídeo conferência
  • 13h às 15h: resolução de exercícios em Grupo
  • 15:30 às 17h: discussão das Soluções em Conjunto

Dia 22 de janeiro de 2019

• 8h às 11h: aula transmitida via vídeo conferência.
  • 13h às 15h: resolução de exercícios em Grupo
  • 15:30 às 17h: discussão das Soluções em Conjunto