Você está aqui: Página Inicial / Informes / 1º Curso Preparatório para o Exame Nacional - PROFMAT
19/04/2017 13h36

1º Curso Preparatório para o Exame Nacional - PROFMAT

No dia 03 de agosto de 2012, no Auditório do Espaço Cultural da UFAL, teve início o 1º Curso Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT. No primeiro dia do Curso, a profa. Viviane Oliveira (Coordenadora do Curso) realizou a abertura com a presença dos professores Eduardo Lyra (Pró-Reitor de Extensão da UFAL), Walter Huaraca (Coordenador do PROFMAT da UFAL) e Hilário Alencar (Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática). Em seguida, os professores do Curso (Isadora Maria, Rodrigo Fernandes e Gregório Neto) iniciaram o treinamento.

Os encontros presenciais do Curso (03 e 04 de agosto) contaram com a presença de 103 (cento e três) cursistas, dentre eles 93 (noventa e três) de Alagoas, 05 (cinco) de Pernambuco, 03 (três) de Sergipe e 02 (dois) da Bahia. Compareceram 39 (trinta e nove) cursistas residentes no interior de Alagoas (Água Belas, Arapiraca, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Feira Grande, Igací, Junqueiro, Maragogi, Olivença, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Piranhas, Porto de Pedras, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares).

Sobre o Curso Preparatório

O curso tem o objetivo de difundir estratégias para resolução de problemas que envolvem os conteúdos abordados no Exame Nacional de Acesso para Ingresso no PROFMAT em 2013. O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional. Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação". O Curso Preparatório continuará em andamento até o dia 11 de agosto. De 06 a 10 de agosto haverá atendimento personalizado com os professores do Curso na UFAL e atendimento pela Plataforma Moodle. No dia 11 de agosto será realizado um simulado com os inscritos na Sala da Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática da UFAL. Maiores informações no site do curso .