Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado Profissional em Matemática - Profmat

Mestrado Profissional em Matemática - Profmat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT (www.profmat-sbm.org.br) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

Inicialmente, o Programa era composto por 48 instituições associadas, com oferta de 1.192 vagas em 54 campi, incluindo o campus de Maceió da Universidade Federal de Alagoas. O programa vem crescendo a cada ano e para 2018 oferecerá 1775 vagas distribuídas em 95 campi de 74 instituições de ensino superior associadas.

O Profmat na UFAL começou ofertando 20 (vinte) vagas em 2011, aumentou para 25 (vinte e cinco) vagas em 2012 e desde 2013 oferece, ininterruptamente, 30 (trinta) vagas anuais. Além disso, já formou 64 (sessenta e quatro) mestres.

Formação de Professores de Matemática
O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
Ingresso no Profmat
O PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.
Avaliação da Capes

O PROFMAT foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Plano Nacional de Educação

O PROFMAT vem ao encontro do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei Nº 13.005, de 25 junho de 2014, que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Além disso, o PROFMAT também atende as metas 14, 17 e 18, que tratam respectivamente, elevar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu; valorização do professor; e plano de carreira.

Exame Nacional de Qualificação

O PROFMAT possui Exame Nacional de Qualificação (ENQ) que consiste em única avaliação escrita, ofertada duas vezes por ano, com questões discursivas, envolvendo os conteúdos das quatro primeiras disciplinas obrigatórias e elaborado pela Comissão Nacional de Avaliação dos Discentes. As provas do ENQ são digitalmente despersonalizadas e corrigidas no módulo de correção online da plataforma de informática do PROFMAT.
Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de conclusão final do PROFMAT versa sobre temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica com impacto na sala de aula.