Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Laboratórios / LabESA - Laboratório de Ecogeografia e Sustentabilidade Ambiental

LabESA - Laboratório de Ecogeografia e Sustentabilidade Ambiental

Coordenadora do Laboratório: Profa. Dra. Kallianna Dantas Araujo 

E-mail:

Ano de Formação: 2013

Área predominante: Geografia


APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Ecogeografia e Sustentabilidade Ambiental (LabESA) desenvolve pesquisas relacionadas ao desenvolvimento regional, aos aspectos ambientais, as espécies vegetais da Caatinga com potencial de utilização, dinâmica dos organismos edáficos (macrofauna, mesofauna e atividade microbiana), relação solo-planta-animal, além de diagnósticos sobre a sustentabilidade ambiental do Semiárido nordestino.

 

OBJETIVO

Fornecer subsídios a execução de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região Semiárida alagoana, mediante realização de projetos com metodologias mais adequadas a esta região.

 

COLABORADORES (Professores/Pesquisadores)

Albericio Pereira de Andrade

Cícera Izabel Ramalho

Henrique Nunes Parente

Kallianna Dantas Araujo (líder)

Maria Leide Silva de Alencar

Nivaneide Alves de Melo

Silvana Quintella Cavalcanti Calheiros

 

MISSÃO DO LABORATÓRIO

A missão do LabESA é socializar o conhecimento a partir de práticas metodológicas e pesquisas desenvolvidas direcionadas para a região Semiárida permitindo a população local uma possibilidade de explorar suas potencialidades em harmonia com o meio ambiente, preservando sua sustentabilidade.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Biogeografia em condições Semiáridas

2. Análise de vegetação em ecossistemas naturais e agrícolas

3. Biologia do solo

4. Impacto ambiental

5. Geoprocessamento e Organização do Espaço

 

PÚBLICO ALVO

Comunidade local e regional de Professores, Pesquisadores, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação da área de Geografia e afins.

 

PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES

O LabESA fornece suporte as pesquisas experimentais relacionadas a Graduação e Pós-Graduação do IGDEMA e demais instituições ao qual este já apresenta parceria como é o caso do CCA/UFPB, por meio do Grupo de Pesquisa Lavoura Xerófila. Além de fornecer subsídios aos estágios curriculares e as atividades práticas da Graduação e Pós-Graduação relacionadas à sustentabilidade ambiental do Semiárido.

 

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS AO LabESA

Grupo de Pesquisa Biogeografia e Sustentabilidade Ambiental – UFAL/IGDEMA

Grupo de Pesquisa Laboratório de Geoprocessamento Aplicado – UFAL/IGDEMA

Grupo de Pesquisa Lavoura Xerófila – UFPB/CCA