Docentes

 

O Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Física conta atualmente com a participação de 28 professores, sendo 24 professores permanentes e 4 professores colaboradores do Instituto de Física da UFAL.

Corpo Docente Efetivo

Alcenísio José de Jesus Silva (CNPq 2)
Doutor em Física, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2012)
 
Atua principalmente nos seguintes temas: Óptica Clássica, Óptica Quântica, Ótica não-linear, lasers e suas aplicações. 

André de Lima Moura (CNPq 2)

Doutor em Física, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2013)

Possui experiência em Física da Matéria Condensada, trabalhando principalmente com lasers aleatórios.

CV-Lattes  

Anielle Christine Almeida Silva (CNPq 2)
Doutora em Física, Universidade Federal de Uberlândia (2014)

Tem experiência na área de síntese, caracterização, funcionalização e acoplamento de nanopartículas coloidais visando aplicações nanotecnológicas e nanobiotecnológicas, bem como, no desenvolvimento e caracterização de cristais iônicos na área de dosimetria e sistemas vítreos dopados com Terras Raras e nanoestruturados visando aplicações nanotecnológicas.

CV-Lattes  

Artur da Silva Gouveia Neto (CNPq 1C)
Doutor em Física, University of London (1987)

Fibras Ópticas e Óptica Não-Linear

CV-Lattes  

Carlos Jacinto da Silva (CNPq 1C)
Doutor em Física, Universidade de São Paulo (2006)

Espectroscopia em materiais nanoestruturados, lentes térmicas e varredura-z, aplicações em fotônica de não-linearidades térmicas e eletrônica, nanotermometria e imagens em biofotônica.

david

David Vieira Sampaio (CNPq 2)

Doutor em Física, Universidade Federal de Sergipe (2016)

Atua principalmente no estudo de materiais cerâmicos ferroelétricos, luminescência e vidros, com experiência em síntese, caracterização e simulação computacional desses materiais.

Eduardo

Eduardo Jorge da Silva Fonseca (CNPq 1D)
Doutor em Física, Universidade Federal de Minas Gerais (2000)

Atua principalmente nos seguintes temas: momento angular da luz, aspectos quânticos e clássico da luz, emaranhamento e caracterização de materiais avançados.

FMatias
Fernanda Selingardi Matias
Doutora em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil e Universitat de les Illes Balears, Espanha (2014)
 
Neurociência computacional, dinâmica não-linear, sistemas complexos, sincronização antecipada, medidas de causalidade e complexidade, oscilações e conectividade em redes neuronais: análise de dados e simulação computacional.
chico.jpg

Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (CNPq 1C)
Doutor em Física, Universidade Federal de Pernambuco (2003)

Localização de Anderson, excitações elementares em sistemas amorfos, transições de Fase em sistemas desordenados, efeitos de interações entre excitações elementares em sistemas amorfos.

Glauber

Glauber T. Silva
Doutor em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco (2003)

Acústica não-linear, espalhamento acústico, força e torque de radiação, feixes com momento angular, imageamento por ultrassom.
guilherme

Guilherme Martins Alves de Almeida
Doutor em Física, Universidade Federal de Sergipe (2016)

Informação Quântica e Sistemas Desordenados, particularmente no desenvolvimento de protocolos de comunicação quântica em redes quânticas.
Iram

Iram Marcelo Gléria (CNPq 2)
Doutor em Física, Universidade de Brasília (2001)

Tem experiência nas áreas de Teoria do caos e Sistemas dinâmicos Quasi-Polinomiais.

Italo

Ítalo Marcos Nunes de Oliveira (CNPq 2)
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas (2007)

Photon Correlation Spectroscopy, Free-standing films, Casimir force, Liquid Crystals, Layer Thinning e Surface effects.

José Henrique Araújo Lopes de Andrade (CNPq 2)
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2014)

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Acústica atuando principalmente nos seguintes temas: Espalhamento acústico, força e torque de radiação acústico usando feixes de ultrassom e imagem por ultrassom.

MLyra

Marcelo Leite Lyra (CNPq 1A)
Doutor em Física, Universidade Federal de Pernambuco (1990)

Fenômenos críticos e não-lineares, transporte em meios estruturados, cristais líquidos.

socorro

Maria Socorro Seixas Pereira 

Doutora em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2011)
Tem experiência na área de Ensino de Física, Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, transições de fase e efeitos da adição de nanopartículas em sistemas líquido-cristalinos. 

Noelio Oliveira Dantas (CNPq 1D)
Doutor em Física, Universidade de São Paulo (1993)

Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscopicas da Matéria Condensada; Outras Interaçao da Matéria com Radiação e Partículas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Crescimento e Caracterizações Ópticas, Estruturais, Morfológicas e Magnéticas de Nanocristais (Pontos Quânticos) Semicondutores e/ou Semimagnéticos em Vidros sintetizados pelo Método de Fusäo; Sínteses e Caracterizações Ópticas de Vidros Dpados e Co-dopados com Íons de Terras Raras e de Metais de Transição; Cresciemento e Caracterizações Estruturais, Ópticas e Magnéticas de Cristais Dopados pelo Método Coloidal; Sínteses e CaracterizaçÕes de Soluções Coloidais com Nanopartículas Semicondutoras e/ou Semimagnéticas pelo Método Coloidal; Sínteses e Caracterizações de Nanopós (nanocristais) semicondutores e/ou semimagnéticos; Sínteses e Caraterizações de Compósitos.

CV-Lattes  

Osvaldo Anibal Rosso (Bolsista de Especialista Visitante do CNPq - Nível 1)
PhD em Física Nuclear, Universidad Nacional de la Plata, Argentina (1984)

Tem experiência na área de Física atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de séries temporais, Dinâmica não-linear, Teoria wavelet, Teoria da Informação e suas aplicações às áreas da Biologia e Medicina.


CV-Lattes  

Paulo Cesar Aguiar Brandão Filho
Doutor em Física, Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2016)
Tem experiência em Física teórica, atuando principalmente em sistemas ópticos com simetria PT; óptica de transformação e metamateriais; singularidades de fase em campos de onda.
CV-Lattes 
sergio
Sérgio Henrique Albuquerque Lira
Doutor em Fisica, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2014)
Tem experiência na área de Física, com ênfase em Dinâmica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidos complexos, fluidos magnéticos, fragmentos lamelares, formação de padrão e adesão.
solange

Solange Bessa Cavalcanti (CNPq 1D)
PhD em Física, Queen Elizabeth College, University of London, Inglaterra (1983)

Propagação linear e não-linear de ondas, sistemas nanoestruturados, cristais fotônicos, redes ópticas, metamateriais, cristais iônicos, plasmon, polaritons, phonon polaritons, reservatórios estruturados bosônicos.
tmariz

Tiago Homero Mariz do Nascimento (CNPq 2)
Doutor em Física, Universidade Federal da Paraíba (2007)

Física de partículas e campos, com ênfase em teorias além do modelo padrão, relacionadas com não comutatividade das coordenadas e quebra de simetria de Lorentz.

Ueslen Rocha Silva (CNPq 2)
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2014)
Tem experiência na área de Física, com ênfase em Espectroscopia Óptica e Microscopia Óptica de Fluorescência de materiais orgânicos e inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: biofotônica; espectroscopia óptica; bioimagens térmicas e fluorescentes; nanotermometria luminescente; bio-aplicações; hipertermia controlada; nanociência e nanotecnologia; óptica não-linear; etc.
Wandearley
Wandearley da Silva Dias (CNPq 2)
Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2011)
Atua na pesquisa de transporte eletrônico em sistemas de baixa dimensionalidade, bem como na influência de experimentos didáticos de baixo-custo no ensino de Física.


Corpo Docente Colaborador

marcos

Marcos Vinícius Dias Vermelho (CNPq 2)
PhD em Engenharia Elétrica, Universidade de Glasgow, Escócia (1999)

Área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada. Coordena a implantação dos Laboratórios de Microtecnologia Aplicada (LMA) com pesquisas voltadas ao desenvolvimento de dispositivos ópticos microestruturados (MEMS) aplicados a optofluídica e dispositivos ópticos planares.

Rodrigo_lima

Rodrigo de Paula Almeida Lima
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas (2003)

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transições de Fase, efeitos de transporte de cargas em sistemas com baixa dimensionalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: acoplamento de longo alcance, transição de Anderson, percolação quântica, condensados de Bose-Eisntein, propriedades eletrônicas e de transporte em nanoestruturas.

samuel

Samuel Teixeira de Souza 
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas (2014)

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Microscopia de força atômia (AFM), microscopia optica de campo próximo (SNOM), caracterização biomecâmica de amostras biológicas e caracterização de materiais avançados.

vinicius
Vinícius Manzoni Vieira
Doutor em Física da Matéria Condensada, Universidade Federal de Alagoas, Brasil (2011)
Possui experiência na área de Física Atômica e Molecular, atuando no estudo teórico de propriedades espectroscópicas (NMR e Espectroscopia de Absorção) de sistemas moleculares em solução. Além disso, tem experiência na área de Física Estatística, com ênfase em Transições de Fase, atuando na área de simulações computacionais e redes neurais artificiais.