Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupo de Nano-Fotônica e Imagens

Grupo de Nano-Fotônica e Imagens

 Logomarca do grupo

O Grupo de Nano-Fotônica e Imagens (GNFI) foi criado em 2018, mas as suas atividades ocorrem desde 2015. Nosso objetivo é investigar os efeitos da interação da luz com a matéria e suas potenciais aplicações nos diversos campos, principalmente na nanociência, na nanotecnologia, e em bio-sistemas.

As nossas atuais áreas de pesquisa incluem a adaptação/desenho de nanomateriais para dispositivos fotônicos e aplicações em biofotônica, como o desenvolvimento de sensores ópticos, biomarcadores, células solares, dentre outros. O GNFI também trabalha com materiais “bulk”, como cristais e vidros dopados com terras raras.

 Para realizar estes estudos, temos usado principalmente o imageamento fluorescente, térmico e Raman, mas várias outras técnicas de caraterização óptica também têm sido usadas. E como aplicação, temos buscado desenvolver técnicas para diagnóstico e terapias de doenças, como o câncer, além de várias outras aplicações, como já citado anteriormente. Além disso, o nosso laboratório tem também sintetizado diversos tipos de materiais, principalmente dopados com íons terras-raras. Em resumo, o nosso laboratório foi basicamente criado para fins de pesquisa em sistemas macro e nanoscópicos voltados para aplicações fotônicas.