Linhas de Pesquisa

 

O Grupo de Líquidos Anisotrópicos e Polímeros conta com diferentes linhas de pesquisa, voltadas à investigação de propriedades ópticas, termodinâmicas e hidrodinâmicas de cristais líquidos e polímeros. As principais linhas de pesquisa são descritas a seguir:

 

  • Dinâmica de fluidos magnéticos -  visa estudar as propriedades hidrodinâmicas de fluidos magnético, com ênfase em instabilidades interfaciais, formação de padrão, dinâmica não-linear e reologia.

 

  • Propriedades espectroscópicas de sistemas multicamadas - esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a propagação de ondas eletromagnéticas em cristais fotônicos unidimensionais contendo cristais líquidos em sua arquitetura.

 

  • Transições de fase em filmes livremente suspensos - tem como objetivo usar modelos microscópicos de campo médio para determinar o papel de efeitos de superfície,  aplicação de campos externo e efeitos de tamanho finito nas transições de fase observadas em filmes esméticos livremente suspensos.

 

  • Degradação de filmes poliméricos - visa investigar como a adição de nanopartículas ou corantes afeta a fotoestabilidade de filmes poliméricos biocompatíveis. Em particular, são utilizadas as técnicas de tensiometria óptica e de espectroscopia nas regiões de UV-VIS e FTIR.

 

  • Propriedades viscoelásticas de cristais líquidos - tem como proposta o uso da técnica de espectroscopia de fotocorrelação (espalhamento dinâmico de luz) para estudar os modos hidrodinâmicos de relaxação de sistemas líquido-cristalinos em diferentes geometrias de confinamento, bem como nas proximidades de transições de fase.

 

  • Óptica não-linear em cristais líquidos e polímeros - visa estudar os efeitos da adição de nanopartículas e corantes nas propriedades termo-ópticas e ópticas não-lineares de cristais líquidos e polímeros, por meio das técnicas de varredura Z (contínua e resolvida no tempo) e holografia em tempo real.

 

  • Fluorescência de polímeros conjugados - esta linha tem como objetivo caracterizar as propriedades de emissão de novos compostos polímeros, com ênfase na análise de efeitos térmicos e solvatocrômicos.