Histórico do Instituto

A Graduação em Física na UFAL teve início no ano de 1974 com a implantação do Curso de Licenciatura em Ciências, opção Física.

A partir de 1979, o Departamento passou por uma transformação no seu quadro docente com a chegada de professores doutores que conseguiram submeter com sucesso projetos Finep de grande porte, para que o Departamento se consolidasse na área de pesquisa, com infra-estrutura apropriada para este fim, ou seja, assinando periódicos específicos, organizando uma biblioteca, montando laboratórios e implantando uma secretaria de projetos para buscar recursos.

A partir de 1987, dentro de um programa de avaliação curricular foram criados os Cursos de Licenciatura Plena em Física e Bacharelado em Física.

No ano de 1992, o DF criou o Curso de Mestrado em Física da Matéria Condensada, desenvolvendo pesquisas nas áreas de óptica e mecânica estatística.

Em 1999, mantendo sua política de formação de professores e pesquisadores, o Curso de Doutorado em Física da Matéria Condensada foi recomendado pela CAPES. Desde então o Departamento de Física tem se expandido com a presença de estudantes de Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, professores visitantes, enriquecendo e expandindo suas linhas de pesquisa (óptica não linear, óptica quântica, sistemas complexos, física computacional, fotônica e biofotônica, sistemas biológicos, fluidos complexos, etc).

No ano de 2006, com base no novo Estatuto da UFAL, o Departamento de Física tornou-se a Unidade Acadêmica Instituto de Física (IF), com a mesma filosofia anterior através da busca da excelência acadêmica e da produção de novos conhecimentos científicos.

Metas do Instituto

O IF tem como meta formar Licenciados para atuarem na área de ensino de Física e formar Bacharéis que normalmente alimentam a nossa e outras Pós-Graduações (PG), que os habilitará para o exercício do Magistério Superior ou a pesquisa em diversas áreas.

O IF também possui Programas de Iniciação Cientifica, Monitoria, Extensão, com bolsistas desenvolvendo trabalhos científicos nas diversas áreas de pesquisa.

Corpo Docente

O quadro docente do IF é formado por 29 professores, dos quais 27 são Doutores, Todos com dedicação exclusiva e na pesquisa científica tem uma atuação destacada no cenário Nacional (Conceito 5,0 CAPES), com vários bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Além disso, diversos projetos, individuais e institucionais, financiados por órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FINEP, Petrobrás, FAPEAL e outros) têm fortalecido nosso programa de Pós-Graduação.

Cursos Ofertados

Graduação

• Bacharelado em Física: O Perfil do profissional formado é do Físico–Pesquisador – Voltado especificamente para a pesquisa básica e aplicada em universidades e centros de pesquisa.
  • Licenciatura em Física (Noturno): O Perfil do profissional formado é  para atuar principalmente no magistério da Educação Básica, seja na docência da sua área de competência, a Física, ou na gestão do trabalho educativo.
  • Licenciatura em Física (EAD): O Perfil do profissional formado é  para atuar principalmente no magistério da Educação Básica, seja na docência da sua área de competência, a Física, ou na gestão do trabalho educativo.

Pós Graduação

A finalidade do Curso de Pós-Graduação em Física do Departamento de Física da UFAL é capacitar o estudante a realizar pesquisa científica em Física, visando a formação de quadros qualificados pela Universidade, de forma a incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país. Especificamente o curso visa a ampliação dos conhecimentos adquiridos na graduação, bem como o domínio de métodos e técnicas de investigação científica.

Programa de Extensão

Nosso programa de extensão mantém projetos e eventos anuais voltados para a comunidade do ensino médio de Alagoas através de exposição pública das atividades desenvolvidas no Instituto (EXPOFÍSICA) e realização do calendário regular da Olimpíada Brasileira de Física.