Você está aqui: Página Inicial / Informes / Instituto de Física nos Jogos Internos UFAL 2018
16/10/2018 10h38 - Atualizado em 16/10/2018 14h00

Instituto de Física nos Jogos Internos UFAL 2018

Relato do estudante Ivo Silva Neto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) sobre a participação do Instituto de Física nos Jogos Internos da UFAL de 2018.

"Durante os meses de setembro e outubro deste ano ocorreram os Jogos Internos da UFAL (JIUFAL) em que foram disputadas diversas modalidades, desde do Xadrez ao Badminton.

Mais do que representar o curso, foi necessário realmente levar a sério o lema dos jogos: os jogos da integração. Para compor as diversas modalidades e não deixar desamparado modalidades em que existem ex-atletas em nosso corpo discente, muitos se voluntariaram para completar as modalidades. Esses voluntários faziam parte dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física e também dos programas de mestrado, englobando quase todos os cursos do Instituto de Física.

Desta forma, contrariando todas as expectativas, fomos a guerra! Primeiro no golpost, depois no basquete, nossa jornada começou com muito mais risadas do que vitórias, lutando para que pudéssemos jogar, e não perder por WO. Forte organização fora dos limites do campo.

Também tivemos lutas individuais, no xadrez e no Badminton, com Denílson e Giovanni e Danilo respectivamente.

Nossa jornada seguiu com o voleibol e posterior futebol de campo, em que conseguimos nosso primeiro resultado positivo conta a equipe do COS – Comunicação Social, um empate em 0 x 0.

Nossa trajetória no campo foi encurtada devido a um sorteio, em que perdemos para o COS por uma moeda, uma vez que a UFAL- Sertão não compareceu aos jogos.

Seguimos nossas trajetórias, veio o dia da natação, em que os alunos-atletas Lucas Alpino e Nelson Nunes foram à piscina e conquistaram as primeiras medalhas da física nos jogos, 04 medalhas de prata nas provas do 400m livre, 100m peito, 50m peito e 50m borboleta.

No último final de semana dos jogos foi o FUTSAL, modalidade em que conseguimos voltar a vencer nas modalidades coletivas, as primeiras foram no Golpost. Foi nessa modalidade também que conseguimos ter dois times inscritos.

Pela manhã jogaram a equipe da Física A, que venceu as equipes de  Administração e Farmácia pelos placares de 7x2 e 3x1 respectivamente, classificando com a quarta melhor campanha da primeira fase.

A tarde foi a vez da Física B, que começou bem o torneio e venceu o time principal da Administração por 2x1. Mas no último jogo do dia, como um roteiro de drama, perdeu o segundo jogo por 2x1 para Geografia, no último lance do jogo, em que o empate também classificaria o time. Mas o sonho da primeira medalha coletiva acabou no domingo, no mata-mata. Física perdeu para a UFAL-Sertão por 3x1 e deu adeus a o sonho da conquista.

Apesar da derrota, o que ficou foi a capacidade de se organizar ainda mais como equipe, congregar diferentes pensamentos em prol de causas mais nobres que a vitória, que é o compromisso com o companheiro, participar e competir, sem desanimar nunca, respeitando os adversários para ser respeitados, saindo sempre de cabeça
erguida. Muito fácil é sorrir na vitória, mas sorrir na derrota é a prova que o esporte é maior que isso.
'Não só de fórmula viverá o físico.' "