Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Sociologia / Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

 

 

AREA CONCENTRAÇÃO: PODER, CULTURA E SOCIEDADE.

 

 

CORPO, CULTURA E CONHECIMENTO.

 

 

Esta linha visa discutir as experiências e manifestações dos afetos, das expressões simbólicas e do pensamento em diversos contextos e resultantes de múltiplos fenômenos sociais, alicerçando-se em tradições da Sociologia do Corpo, da Cultura e do Conhecimento. As preocupações se desdobram nas seguintes temáticas: educação e ensino de sociologia; os intelectuais e o pensamento social; corpo, gênero e sexualidade; experiências intergeracionais; mercados de bens simbólicos e digitais; consumos e políticas culturais.

 

 

Integrantes: João Bittencourt; Fernando Rodrigues; Cristiano Bodart; Paolo Totaro; Elder Maia; Arim Soares do Bem e Marina Félix.

 

 

 

CONFLITO, PODER E MEIO AMBIENTE.

 

A linha está focada no estudo dos fenômenos das conflitualidades, das violências e das relações de poder na contemporaneidade, sejam elas no interior da sociedade civil, do Estado, do mercado ou resultante de suas tensões. O tratamento teórico se baseia na Sociologia Política, Jurídica, do Conflito, e do Meio Ambiente. A ênfase se direciona às seguintes temáticas: Estado e sociedade; movimentos sociais; terceiro setor; criminalidade, violência e segurança pública; mercados ilícitos; sistema de justiça; desenvolvimento sustentável; apropriação da natureza, neocolonialismo e capitalismo periférico; conflitos fundiários e agronegócio; conflitos ambientais; arranjos produtivos locais.


Integrantes: Wendell Ficher T. Assis, João Vicente Lima; Anabelle Lages; Cristiano Bodart; Emerson Nascimento; Fernando Rodrigues.