Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Sociologia / Disciplinas Ofertadas

Disciplinas Ofertadas

AÇÕES COLETIVAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Ementa:

Transformações no Capitalismo contemporâneo. Democracia e Cidadania: Novas configurações do Estado e da Sociedade. Movimentos Sociais.

 

 

CIÊNCIA, GÊNERO E IDEOLOGIA.

Ementa:

História, teoria social e método biográfico. Gênero na teoria social clássica e contemporânea. Arranjos entre os gêneros na Alemanha nazista (1933/1945). Globalização, gênero e migração. Elementos do método da pesquisa biográfica. 

 

COMO AVALIAR SOCIOLOGICAMENTE OS AFETOS? TEORIAS E METODOLOGIAS DAS DIMENSÕES PSICOLÓGICAS

Ementa:

Exposição de concepções filosóficas sobre as dimensões afetivas nas relações sociais e as estratégias metodológicas utilizadas por Simmel, Mauss, Bourdieu, Elias e Wouters para avaliar determinados fenômenos sociais.

 

CRIME E ESPAÇO URBANO

Ementa

Explorar a relação entre a crise dos instrumentos de regulação da forma urbana e o fenômeno da violência urbana, esta, entendida aqui como parte constitutiva da falência das características configuracionais tradicionais da sintaxe urbana que favorece a ocorrência de crimes.   

 

CULTURA E MERCADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ementa

A disciplina destina-se aos estudantes que, direta ou indiretamente, possuem objetos de investigação que passam pelas relações entre cultura e mercado. 

 

DESENVOLVIMENTO E CONFLITOS AMBIENTAIS: TRAMAS SOCIOPOLÍTICAS E SIGNIFICAÇÕES SIMBÓLICAS

Ementa

O curso terá como objetivo refletir sobre as dinâmicas de desenvolvimento e os conflitos desencadeados por formas hegemônicas de uso e apropriação dos recursos naturais territorializados.

 

INTERSUBJETIVIDADE E ESFERAS DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH

Ementa

Intersubjetividade e luta por reconhecimento na obra de Axel Honneth. Intersubjetividade e reconhecimento entre os predecessores de Honneth nos campos da filosofia, da psicanálise, da teoria sociológica e da psicologia social. Intersubjetividade e reconhecimento nas esferas de interação amor, direito e valorização social.

 

JUVENTUDES: TRAJETÓRIAS, SOCIABILIDADES E INVENTIVIDADES.

Ementa

A proposta da disciplina é provocar reflexões sobre o fenômeno da juventude, a partir de três conceitos decisivos para a compreensão das práticas juvenis no mundo contemporâneo, são eles: trajetórias, sociabilidades e inventividades.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIOLÓGICA

Ementa

Estratégias de construção do problema de pesquisa. Delineamento do objeto de investigação. Abordagens metodológicas dos clássicos da sociologia; Durkheim, Marx e Weber. Epistemologia da ciência. Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. Lógica da produção científica.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Ementa

Elementos técnicos da pesquisa social empírica. Introdução às noções básicas de estatística. Instrumentos de Recolha de Informação Qualitativa e Quantitativa. Técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos em sociologia.

 

RACIONALIDADE MODERNA E CULTURA

Ementa

A disciplina se propõe à tratar a origem e o desenvolvimento da chamada “racionalidade moderna”. A abordagem considerará esse tipo de racionalidade não uma consequência determinística da ciência, da tecnologia ou do capitalismo, mas como um processo cultural constituído por vários fatores interdependentes.

 

RELAÇÕES INTERÉTNICAS E MULTICULTURALISMO NA ALEMANHA E NO BRASIL

Ementa

As relações interétnicas, de gênero e classe social constituem dinâmicas complexas e contraditórias em todos os contextos nacionais marcados pelo multiculturalismo. 

 

 

SOCIEDADE, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Ementa

Problematizar algumas implicações dos estudos sociais da ciência, da tecnologia e da inovação no tocante à natureza do conhecimento e de suas dinâmicas subjacentes (interesses econômicos, interesses políticos e aspectos éticos relacionados).

 

SOCIOLOGIA AMBIENTAL

Ementa

Contexto histórico-social de inscrição da sociologia ambiental na sociologia: formação de nova sensibilidade social à ecologia e sociologia ambiental na sociedade do risco. Questões do método para estudo das dependências recíprocas entre sociedade e ambiente: interdisciplinaridade.

 

SOCIOLOGIA DOS TRIBUNAIS E SEUS JUÍZES

Ementa:

O curso terá como objetivo refletir sobre a magistratura brasileira e sua relação com a sociedade. O intuito é realçar os elementos conceituais que permitam identificar não apenas os ritos e símbolos que corroboram para que os juízes ocupem uma posição de destaque no campo do direito e fora dele.

 

SOCIOLOGIA DAS NOVAS SENSIBILIDADES JURÍDICAS

Ementa

A disciplina propõe analisar o processo de tomada de consciência levado a cabo por sujeitos sociais historicamente vistos como pertencentes a uma subclasse desprovida de direitos.

 

SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA URBANA

Ementa

A violência como conceito ou como representação social. Violência e processo civilizatório. Violência, sociedade disciplinar e biopolítica. Controle da violência e formas da violência na sociedade contemporânea. Violência urbana. Mecanismos de erradicação e circunscrição espacial da violência. Pobreza, desigualdade, estrutura social e crime. Violência simbólica. Violência difusa, estigmas e construção social do crime. Violência e modernidade.

 

SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Ementa

O estatuto científico da sociologia do desenvolvimento na problemática sociológica da mudança social. A ideia do "desenvolvimento" como ideal-força do processo civilizador moderno; paradigmas da modernidade e da modernização.

 

TEORIA SOCIOLÓGICA CLÁSSICA

Ementa

Os principais objetivos desta disciplina são a) apresentar algumas reflexões sobre as condições sociohistóricas do cenário intelectual europeu no séc. XIX b) propondo uma análise sobre as reflexões, teorias sociais e metodologias sociológicas de Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber e Georg Simmel.

 

TEORIA SOCIOLÓGICA CONTEMPORÂNEA

Ementa

A disciplina pretende discutir os principais conceitos teóricos da sociologia contemporânea, notadamente; a abordagem da teoria da ação, na fenomenologia (Schutz); O interacionismo simbólico (Mead); A teoria da ação comunicativa (Habermas); A abordagem sistémica (Talcott Parsons); A abordagem sistémica. Sistemas autopoiéticos (Maturana); A abordagem sistémica. Sistemas autopoiéticos (Luhmann); A teoria da estruturação (Giddens); O conceito de habitus (Bourdieu); O pensamento pós-moderno (Lyotard); A pós-modernidade na sociedade (Bauman); Crise do sistema fordista e a acumulação flexível (Arrighi, Harvey); O conceito de rede. A sociedade em rede (Castells) e O conceito de rede. As redes sociotécnicas (Latour).

 

TEORIAS SOBRE IDEOLOGIA

Ementa

O conceito de ideologia, de Marx a Habermas. O conceito de alienação em Hegel. Dialética: determinação e suprassunção em Hegel. O conceito de alienação em Marx. Dialética: determinação e suprassunção em Marx. Ideologia e cultura nas sociedades contemporâneas. A dupla funcionalidade da ideologia.

 

Teorias dos Movimentos Sociais

Ementa

Conceitos de ação coletiva e Movimentos Sociais; Teorias da Desmobilização Coletiva; Teoria de Mobilização de Recursos; Teoria do Processo Político; Teorias dos Novos Movimentos Sociais; Cultura e ação coletiva; Teorias da Globalização do Ativismo; Relações entre Movimentos Sociais, Partidos Políticos e Estado.