Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Sociologia / Apresentação

Apresentação

Criado em 2003, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia ― PPGS, credenciado e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ― CAPES e vinculado ao Instituto de Ciências Sociais ― ICS, tem se constituído em importante vetor da institucionalização das ciências sociais no Nordeste do Brasil, através da pesquisa e ensino de sociologia em Alagoas.

A partir da área de concentração PODER, CULTURA E SOCIEDADE, o corpo docente do PPGS é composto por dez professores permanentes e dois colaboradores   distribuídos em duas linhas de pesquisa, a saber: a) Corpo, Cultura e Conhecimento e  b) Conflitos, Poder e Meio Ambiente. Tais linhas de pesquisa estão igualmente inseridas nos núcleos e laboratórios de investigação do Instituto de Ciências Sociais da UFAL.

Ao longo de sua existência o PPGS tem atraído, além de alunos com graduação em ciências sociais, também, estudantes oriundos de outras áreas do conhecimento que buscam formação em nível de pós-graduação aliada à profissionalização na área de sociologia. Ademais, os alunos egressos do PPGS têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho exercendo atividades docentes e de pesquisa em instituições de ensino superior e em diversas organizações e empresas dos setores público e privado do País.

O PPGS UFAL possui cotas de bolsas de estudo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas).

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia em nível de mestrado tem como principal propósito criar as condições para o estudo e o desenvolvimento da investigação sociológica tendo em vista a formação de recursos humanos de alta qualificação. Nesse sentido, o PPGS busca:

  • Ensinar fundamentos teóricos e metodológicos do campo disciplinar da sociologia, contemplando quer a produção bibliográfica clássica quer contemporânea em níveis de graduação e de pós-graduação;
  • Formar pesquisadores com autonomia para desenvolver projetos de pesquisa científica, revelando domínio na identificação de problemas sociais, na sua tradução em problema de investigação sociológica, na delimitação de recortes temáticos especializados com seus respectivos repertórios bibliográficos, na aplicação de métodos e técnicas (quantitativos e qualitativos) que singularizam a sociologia e voltados para o levantamento, análise e interpretação de dados primários e secundários;
  • Estimular a divulgação dos resultados de pesquisa em fóruns acadêmicos e através de publicações qualificadas, conforme os padrões e regras vigentes na comunidade científico-acadêmica;
  • Orientar graduandos e, especialmente, pós-graduandos com vistas ao recrutamento de novos pesquisadores;
  • A construção e consolidação institucional da sociologia no País;
  • Disseminar o conhecimento científico para públicos não-acadêmicos.