Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Antropologia Social / Disciplinas / Disciplinas Eletivas
14/03/2016 13h50 - Atualizado em 21/05/2019 10h48

Disciplinas Eletivas

Antropologia Audiovisual

O contexto de formação e as principais contribuições teórico-metodológicas do campo da Antropologia Visual. Os usos da imagem e a construção de significados na prática dos estudos antropológicos. As diferentes inter-relações entre o uso de registros etnográficos imagísticos (fílmicos, fotográficos e sonoros) e a produção de conhecimento antropológico. Antropologia e formas de representação.

Antropologia da Religião

Contribuições teóricas dentro de orientações clássicas e contemporâneas no campo de estudos sobre religião. Pretende-se focalizar orientações teóricas em trabalhos etnográficos que refletem as diferentes abordagens antropológicas sobre práticas de religiosidades. Ritual e simbolismo. Religião e religiosidade no Brasil e suas transformações.

Antropologia do Corpo

Abordagens sócio-antropológicas sobre corpo; aportes teórico-metodológicos sobre expressões e práticas corporais; o lugar do corpo na produção das identidades contemporâneas.

Antropologia Urbana

O fenômeno urbano a partir de uma abordagem antropológica. Cotidiano, sociabilidades e apropriações do espaço urbano. Etnografia no espaço urbano: leituras clássicas e contemporâneas. Os estudos de Antropologia Urbana no Brasil

Escrita Etnográfica

Escritas Etnográficas: Diário de campo; Construção do texto etnográfico; Discussão sobre autoria e autoridade; Limites do relativismo.

Etnologia Indígena

Teorias etnológicas. Organização social e cosmologias ameríndias. A etnologia indígena no Brasil contemporâneo. Etnologia indígena no Nordeste brasileiro. Povos indígenas e realidade colonial. Estados nacionais e povos indígenas. Indigenismo e dominação.

Família e Parentesco

Conceitos e problemas-chave da produção antropológica sobre gênero, família e do parentesco. Abordagens e críticas feministas aos estudos de parentesco e ciência e tecnologia. Configurações históricas das relações de gênero e poder. Problematização da pluralidade de organizações familiares. Análise de experiências etnográficas na interface entre gênero e família. 

Gênero, Saúde e Política

Teorias de gênero e sexualidade; saúde sexual e reprodutiva; crítica feminista à ciência; Relações entre família e políticas públicas; interfaces entre gênero e saúde na pesquisa social.

Memória, Culturas Populares e Patrimônio

As categorias de cultura popular e patrimônio em suas diferentes abordagens. Antropologia, formas de colecionamento e museus etnográficos. Os estudos de memória social e suas relações com as práticas e as políticas de patrimonialização: abordagens etnográficas.

Relações Interétnicas

Teorias do contato interétnico; Grupos étnicos e processos históricos. Etnicidade e religião. Tradição de conhecimento e identidade étnica. Povos indígenas e realidade colonial. Etnicidade e processos rituais. Etnicidade e memória. Dinâmica territorial e territorialização.

Suportes Técnicos e Estéticos do Audiovisual

Elementos antropológicos, visuais e sonoros. Conceitos, formas e suportes técnico-imagéticos. História da fotografia e do cinema: uma introdução. O documentário: linguagem cinematográfica e o filme etnográfico. Antropologia, roteiro e suas estratégias de abordagem na produção audiovisual. Linguagens visuais: especificidades e inter-relações. 

 Tópicos Especiais

A disciplina tem uma ementa aberta, reservada para atividades de ensino pontuais, relacionadas a interesses teóricos e temáticos específicos organizada a partir da demanda de professores e alunos no programa, relativos a projetos de pesquisa e/ou professores e pesquisadores visitantes.