Quem Somos

O Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas  (UFAL) teve a sua implantação autorizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UFAL, em 09 de agosto de 1993, com a resolução Nº. 49 – B/93, tendo começado a funcionar no antigo Departamento de Ciências Sociais, fundado em 1994. Desde então, oferece as habilitações em Bacharelado e em Licenciatura. Com o reconhecimento do Curso através da Portaria Nº. 475, de 22 de fevereiro de 2002 (DOU de 25.02.2002) e, no mesmo ano, com a autorização da CTC/CAPES para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, o então Departamento de Ciências Sociais passou a buscar a institucionalização e consolidação das Ciências Sociais no Estado de Alagoas, sempre preocupado com uma formação teórico-prática consistente e com a inserção do cientista social no mercado de trabalho.

Ao lado do reconhecimento e da consolidação do Curso de Ciências Sociais, a implantação, em 2003, do Programa de Mestrado em Sociologia no Departamento de Ciências Sociais do então Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CHLA produziu repercussões bastante positivas também na Graduação, abrindo perspectivas para o desenvolvimento de novos projetos, linhas de pesquisas e aprofundamentos de estudos voltados à qualificação acadêmica dos alunos. No ano de 2006, em virtude da reforma institucional da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, o antigo Departamento de Ciências Sociais transformou-se em Instituto de Ciências Sociais - ICS, conquistando mais autonomia e demonstrando, com isso, tanto o crescimento do curso, como a consolidação de sua proposta.