Você está aqui: Página Inicial / Informes / Palestra Reconhecimento, Classificações e Territórios – notas de pesquisas sobre indígenas e quilombolas, no dia 03 de março, no ICS
22/02/2017 18h54

Palestra Reconhecimento, Classificações e Territórios – notas de pesquisas sobre indígenas e quilombolas, no dia 03 de março, no ICS

Na sexta-feira, dia 03 de março, às 19h, no Auditório Paulo Décio no Instituto de Ciências Sociais (ICS) será realizada a palestra Reconhecimento, Classificações e Territórios – notas de pesquisas sobre indígenas e quilombolas, com o palestrante convidado, José Maurício Paiva Andion Arruti, professor do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e do Doutorado em Ciências Sociais (DCS) da UNICAMP.

A palestra é gratuita e promovida pelo Grupo de Pesquisa Etnologia Indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFAL). As inscrições podem ser feitas antes da palestra, no próprio local. Todos os inscritos receberão certificados com carga horária de 04 (quatro) horas.

 

José Maurício Paiva Andion Arruti (currículo resumido)

 

É diretor do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI) e membro do Centro de Estudos Rurais (CERES), onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Populações Tradicionais Afroamericanas (LAPA). Formado em História pela UFF (1990), mestre (1996) e doutor (2002) em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, foi pesquisador do CEBRAP (2003 a 2006) e prof. da PUC-Rio (2007 a 2011). Entre 1997 e 2007 atuou no campo da Antropologia Pública, coordenando projetos de pesquisa, comunicação e advocacy voltados a comunidades indígenas e quilombolas. Em 2006 publicou o livro "Mocambo - Antropologia e história do processo de formação quilombola" (Prêmio CEAB/F. Ford'2003 e Prêmio ANPOCS-EDUSC´2005). Atualmente é Coordenador do PPG-CS da UNICAMP, membro do 'Conselho Diretivo' do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), do 'Conselho Quilombola' da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do 'Comitê Quilombos' da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.ppgasufal@gmail.com