Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em História / Matriz Curricular

Matriz Curricular

Matriz curricular

  

Para a integralização curricular do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da UFAL, o discente precisa cumprir, no mínimo, 28 créditos, que equivale a 420 horas. O curso está dividido em cinco eixos: as disciplinas obrigatórias, as disciplinas optativas, as atividades acadêmicas, estágio docência e a construção da dissertação.

 

Eixo 1: Disciplinas obrigatórias

 

- Teoria e Metodologia da História

CH: 60h

Créditos: 4

Disciplina que reúne os alunos de todas as linhas de pesquisa para a discussão sobre os fundamentos básicos da História enquanto um campo de conhecimento específico. São debatidas questões epistemológicas do conhecimento histórico, tais como a questão da verdade, a narrativa histórica, o estatuto da história (arte e/ou ciência), fontes históricas, os conceitos históricos e articulação entre tempo e espaço. Consiste também em debates sobre os diferentes campos teóricos e metodológicos da historiografia contemporânea, como História Política, História Econômica, História Social, História Cultural, dentre outros.

 

- Seminário de Pesquisa I e II

CH: 60h

Créditos: 4

As disciplinas Seminários de Pesquisa discutem os resultados parciais das pesquisas em andamento do professor e dos alunos inscritos, contribuindo para a realização do trabalho de campo, análise das fontes, direcionamento teórico e redação da dissertação. Os Seminários de Pesquisa são espaços nos quais professores e alunos de cada linha de pesquisa compartilham suas experiências acadêmicas e pensam, em conjunto, estratégias para o desenvolvimento da pesquisa de cada um. Além disso, professores convidados poderão expor os resultados de pesquisas que tratem de temas de interesse da linha de pesquisa em questão.

O discente deverá obrigatoriamente optar por cursar o Seminário de Pesquisa correlato a sua linha de pesquisa para integralizar os créditos referentes a esse componente curricular.

 

Eixo 2: Disciplinas optativas

CH: 60h cada (total: 120h)

Créditos: 4 cada (total: 8)

As disciplinas optativas correspondem às disciplinas de Tópicos Especiais, cujo conteúdo é composto por temáticas específicas. Cada discente deverá obrigatoriamente cursar, no mínimo, duas disciplinas optativas para a integralização do curso.

 

Eixo 3: Atividades acadêmicas I e II

CH: 30h cada uma (total 60h)

Créditos: 2 cada uma (total 4)

Este componente curricular consiste na participação do discente em seminários, colóquios, simpósios e outros eventos e realizações em nível universitário como apresentador de trabalho.

Todos os alunos deverão cumprir as atividades acadêmicas I e II para integralizar a carga horária total.

 

Eixo 4: Estágio docência (sem carga horária)

 

Este componente curricular é uma atividade complementar obrigatória apenas para os discentes contemplados com bolsa de estudos proveniente do projeto CAPES/Demanda Social. Para os demais discente, é facultativo. Consiste em acompanhar atividades de ensino em uma disciplina de graduação do curso de História da UFAL, em área compatível com sua pesquisa de mestrado.

 

Eixo 5: Construção da dissertação

 

- Escrita da dissertação I e II

CH: 60h cada

Créditos: 4 cada

 

Estes componentes curriculares consistem em momentos de reunião individual ou coletiva com o professor orientador em horário e local combinados, estabelecendo estratégias para a redação da dissertação e organização do material para a etapa parcial referente à qualificação da dissertação, no caso da Escrita da dissertação I, e para a etapa final referente à defesa da dissertação, no caso da Escrita da Dissertação II.

Todos os alunos deverão cursar as duas para integralizar os créditos.

 

- Qualificação (sem carga horária)

 

Na qualificação, o discente deverá apresentar para uma banca examinadora 50% da dissertação e o plano de redação, no máximo, até o 18º mês após seu ingresso no PPGH.

 

- Defesa (sem carga horária)

 

Na qualificação, o discente deverá apresentar para uma banca examinadora a dissertação completa, no máximo, até o 24º mês após seu ingresso no PPGH.

 

O curso de pós-graduação em história tem como proposta de organização curricular o quadro exposto abaixo:

 

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre
Teoria e Metodologia da História Seminário de pesquisa Escrita da dissertação I Escrita da dissertação II

Tópicos especiais

Tópicos especiais

Qualificação Defesa
Atividades acadêmicas

Atividades acadêmicas

Estágio docência