Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / Informes / Área 'Comunicação e Informação' realiza Seminário de Acompanhamento de Meio Termo em Brasília
15/09/2019 20h24 - Atualizado em 10/12/2019 08h58

Área 'Comunicação e Informação' realiza Seminário de Acompanhamento de Meio Termo em Brasília

O evento foi realizado nos últimos dias 11, 12 e 13, na sede da CAPES

Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Região Nordeste: Pedro Barbosa (Rio Grande do Norte - UFRN), Sandra Siebra (Pernambuco - UFPE), Gracy Martins (Paraíba - UFPB), Carla Façanha (Ceará - UFCA), Tadeu Feitosa (Ceará - UFC), Martha Suzana (Sergipe - UFS), Isabel Barreira (Bahia - UFBA) e Edivanio Duarte (Alagoas - UFAL) (esq. à dir.). Brasília, 13 de setembro de 2019.

Prof. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/ICHCA/UFAL

No período de 11 a 13 de setembro de 2019, os coordenadores dos programas de pós-graduação da Área de Avaliação "Comunicação e Informação" se reuniram na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, para discutir questões relacionadas aos instrumentos de avaliação dos programas.

Além de realizar uma análise da conjuntura atual e informes diversos, o Seminário teve pauta composta por questões essenciais à renovação do modelo de avaliação, dentre as quais se destacam a definição da Ficha de Avaliação e o estabelecimento de procedimentos para os Qualis (livro, periódico científico, produção técnica e produção artística). Após aprovação pela área, as decisões tomadas serão encaminhadas ao Colégio de Humanidades e, posteriormente, ao Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES) para as respectivas discussões e deliberações. Somente a posterior aprovação pelo CTC-ES, as mudanças serão implantadas.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), Professor Edivanio Duarte de Souza, esteve presente no Seminário e, além de participar de discussões e decisões da pauta, aproveitou a oportunidade para estabelecer diálogos e possíveis parcerias, especialmente, com os coordenadores dos PPGCI da Região Nordeste, que, em sua maioria, compartilham de situações semelhantes como, por exemplo, região, tempo de implantação dos programas e cursos ofertados.

Ao final do Seminário, os Coordenadores divulgaram um Manifesto da Área de Avaliação "Comunicação e Informação" em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação do país, considerando a atual conjuntura, as discussões e os encaminhamentos decorrentes do Seminário de Acompanhamento de Meio Termo.

 

Comunicação e Informação

A Área de Avaliação "Comunicação e Informação", que compõe o Colégio de Humanidades da CAPES, é formada pelas subáreas Ciência da Informação, Comunicação e Museologia. Atualmente, esta área é composta por 135 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos em 89 programas implantados nas cinco regiões do país.

A subárea Ciência da Informação mantém 40 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos em 27 programas, nas cinco regiões do país. No Nordeste, existem 11 cursos, ofertados em oito programas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O estado de Ceará mantém dois programas. Além dos cursos de mestrado, Bahia, Paraíba e Pernambuco ofertam cursos de doutorado.