Laboratórios de Ensino e Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) conta com a seguinte infraestrutura de laboratórios de ensino e pesquisa:

• Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI): 25 (vinte e cinco) cadeiras; 1 (um) quadro branco; 1 (um) data show; 1 (um) climatizador de ar; 1 (um) bureaux; bancadas equivalentes a 25 (vinte e cinco) mesas; 25 (vinte e cinco) computadores completos ligados à rede mundial de computadores; e Internet sem fio.
  • Sistema de Bibliotecas da UFAL (SIBI/UFAL): acervo composto por mais de 319.000 (trezentos e dezenove mil) fontes de informação, num total de mais de 73.000 (setenta e três mil) títulos, dentre as quais podem ser destacadas: bases de dados; CD-ROMs; dissertações (impressas e digitais); DVDs; e-books; livros impressos; monografias (impressas e digitais); periódicos científicos (impressos e digitais); Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com acesso interno e acesso remoto via CAFe; e Repositório Institucional (RIUFAL); e outros materiais.

Além da infraestrutura destinada ao funcionamento de atividades administrativas (Secretaria, Coordenação e Vice-coordenação), pesquisa (LT1) e Salas de Professores (gabinetes com armários, bureaux, cadeiras e telefones), a implantação, a ampliação e a consolidação do PPGCI/UFAL contam com os seguintes espaços:

• Biblioteca Escola: cadeiras, bureau, computador, estantes, mesas e acervo (livros e periódicos das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins, e Trabalhos de Conclusão de Curso de Biblioteconomia).
  • Copa: armários, cadeiras, gelágua, mesa, microondas, pia e refrigerador.
  • Laboratório de Conservação e Restauração (LACRE): bureau, computador e data show, condicionador de ar split, cubas e pias, estantes, mesas e cadeiras, e quadro branco. Este laboratório se encontra em implantação.
  • Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (LAGED): bureau, cadeiras, computador e data show, condicionador de ar split e quadro branco. Este laboratório se encontra em implantação.
  • Laboratório de Técnicas Documentárias (LTD): bureau, computador e data show, condicionador de ar split, estantes, mesas e cadeiras, e quadro branco.
  • Laboratório de Tecnologia da Informação 2 (LTI-2): bancadas, bureau, computadores e mesas. Este laboratório se encontra em implantação (solicitação do material realizado).
  • Salas de aula: bureau, cadeiras, computador, data show e quadro branco.
  • Sala de extensão: cadeiras, estantes e mesas. Esta sala se encontra em fase de implantação (solicitação do material realizado).
  • Sala de pesquisa: cadeiras, condicionador de ar split, mesas, computador e servidor.
  • Sala de reunião: armário (escaninho), bancadas grandes, computadores, armários (arquivos), impressora multifuncional, mesas grandes, cadeiras e TV LED.
  • WCs: individualizados por categorias (discente, e docente e técnico-administrativo).

O PPGCI/UFAL tem à disposição de discentes e docentes, conforme política institucional, os espaços multifuncionais, dentre os quais  se podem destacar:

•  Auditório da Biblioteca Central (BC): ambiente climatizado, com capacidade para 88 (oitenta e oito) pessoas, equipado com computador, data show, DVD, mesas e sistema de som (mesa, caixas e microfones), telão e TV.
  • Auditório da Reitoria: ambiente climatizado, com capacidade para 203 (duzentos e três) pessoas, equipado com cadeiras, computador, data show, mesas, sistema de som (mesa, caixas e microfones) e telão.
  • Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC): ambiente climatizado, com capacidade para 100 (cem) pessoas, equipado com cadeiras, computador, data show, gelágua, mesas, minicopa, quadro branco e sistema de som (caixas e microfones).
  • Laboratório de Informática do ICHCA: ambiente climatizado, equipado com cadeiras, bureau, computadores ligados à rede mundial de computadores, e mesas.
  • Miniauditório da Biblioteca Central (BC): ambiente climatizado, com capacidade para 50 (cinquenta) pessoas e equipado com cadeiras, computador, data show, DVD, mesa, quadro branco e telão.

Esses espaços são multiuso e têm agendas de reservas próprias disponíveis para a comunidade universitária. A comunidade do PPGCI/UFAL faz mais uso dos auditórios da BC, principalmente, porque tem estrutura suficiente e  ficam vizinhos ao Prédio Sede do Curso de Biblioteconomia e do Programa.