Teatro

NEPED/UFAL/CNPq - Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas e BRINCANTUAR, ARTÍFICES CÊNICOS: Atores e Brincantes; Tradições Cênicas Brasileiras; Pedagogia das Máscaras, Comicidade; Circo e suas vertentes; Palhaçaria; Commedia dell'Arte; Cenas entre tradições; Performance; Artes Cênicas na Rua; Documentação e registros de Artes Cênicas; Corporeidades; Contações cênicas; Canto cênico; Cena e Rito; Produção cultural cênica.
NEPED/UFAL/CNPq - Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas
O Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED) é um grupo de pesquisa formado em 2013  a partir de atividades coletivas realizadas entre professores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas/Ufal (Campus A. C. Simões, Campus do Sertão e Campus de Arapiraca).  Objetiva ser um espaço de discussão, reflexão e produção de estudos e pesquisas voltados para as manifestações da arte e conexões entre as diferentes expressões artísticas e dramáticas, especialmente o teatro, o cinema e a literatura.  O grupo acolhe pesquisadores de diferentes perspectivas a fim de enriquecer o diálogo e a produção acadêmica na área. Para isso busca desenvolver atividades como seminários, projetos, debates, contando com pesquisadores de diversas áreas de pensamento.
Linhas de Pesquisa:

Cinema e diálogos interartísticos

O objetivo da linha de pesquisa é refletir sobre as conexões e produções geradas a partir da relação da linguagem cinematográfica em contato com outras expressões artísticas, em um processo hibridizante, gerador de novas narrativas.

Expressões artísticas, história e sociedade

 A linha de pesquisa visa compreender, através de reflexões teóricas e práticas, a construção da produção artística e suas relações com o contexto histórico e social.

NEPED/UFAL/CNPq

(Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas: Profa. Dra. Ana Flávia Ferraz; Prof. Dr. Otávio Cabral (líderes).
..........................................................................................................................................................................................

Brincantuar, artífices cênicos: Atores e Brincantes; Tradições Cênicas Brasileiras; Pedagogia das Máscaras, Comicidade; Circo e suas vertentes; Palhaçaria; Commedia dell'Arte; Cenas entre tradições; Performance; Artes Cênicas na Rua; Documentação e registros de Artes Cênicas; Corporeidades; Contações cênicas; Canto cênico; Cena e Rito; Produção cultural cênica.

O Brincantuar, artífices cênicos: Atores e Brincantes; Tradições Cênicas Brasileiras; Pedagogia das Máscaras, Comicidade; Circo e suas vertentes; Palhaçaria; Commedia dell'Arte; Cenas entre tradições; Performance; Artes Cênicas na Rua; Documentação e registros de Artes Cênicas; Corporeidades; Contações cênicas; Canto cênico; Cena e Rito; Produção cultural cênica, é um grupo de pesquisa composto por professores e alunos dos cursos de Artes e ETA da Ufal, além de técnicos da CAC/PROEX que tem por objetivos principais desenvolver pesquisas individuais e coletivas amparadas pelas discussões e encontros periódicos dos seus integrantes; promover a reflexão, discussão e produção acadêmica entre as diferentes linhas que este grupo abarca. Este grupo com cadastro CNPQ recente é liderado pelo Prof. Dr. Ivanildo Piccoli que já aglutina profissionais que juntos desenvolveram nos últimos 9 anos pesquisas e projetos em comum, bem como tendo ganho diversos editais e promovido eventos acadêmicos e programas na PROEX.

Linha de pesquisa:

Atores e Brincantes; Tradições cênicas brasileiras e cenas entre tradições.

Pesquisar teoria e prática da arte da interpretação teatral com suas semelhanças, relações e intersecções com a arte de brincar da cultura popular brasileira e suas tradições

Palavras-chave: ator, brincante, cultura popular brasileira, tradições cênicas, interpretação

Artes Cênicas na Rua / Teatros de Rua

Objetivo da linha de pesquisa: Desenvolver estudos sobre a historicidade e prática das Artes Cenicas na Rua mundial e no Brasil.

Palavras-chave: artes cênicas na rua, teatro de rua

Circo e suas vertentes e Palhaçaria

Objetivo da linha de pesquisa: Estudar e desenvolver pesquisas práticas e teóricas acerca do pluriverso circense e da arte da palhaçaria, palhaçada e do clown.

Palavras-chave: circo, artes circenses, palhaço, clown, palhaçaria, palhaçada

Contações cênicas e Canto cênico

Objetivo da linha de pesquisa

Estudo prático e teórico da cotação cênica. Estudo prático e teórico do canto cênico em sua forma coral ou individual.

 Palavras-chave: Contações cênicas, contação de histórias, Canto cênico

Documentação e registros de Artes Cênicas, Cena e Rito e Produção cultural cênica.

Objetivo da linha de pesquisa:

Estudar e pesquisar as documentações e registros históricos das Artes Cênicas. Pesquisar as criações cênicas oriundas e ritos e mitos. Pesquisa e prática da produção cultural e Cênica.

Palavras-chave: documentação cênica, Artes Cênicas, Rituais e Práticas, Produção cultural

Pedagogias das Máscaras, comicidades e Commedia dell'Arte

Objetivo da linha de pesquisa

Estudar e aplicar as Pedagogias das Máscaras cênicas em todas as suas vertentes. Estudar os elementos cênicos da comicidade e suas variações. Estudar e pesquisar a historicidade e prática da Commedia dell'Arte. Estudar e pesquisar o Riso e o Humor nas Artes Cênicas

 Palavras-chave: Comicidade, Commedia dell'Arte, pedagogias das máscaras, Humor, Riso

Performance e Corporeidades.

Objetivo da linha de pesquisa: Estudos teóricos e práticos da performance e diversas formas de corporeidades e uso do corpo nas artes cênicas.

Palavras-chave:  Performance, Corporeidade, Expressão Corporal

Brincantuar, artífices cênicos: ... CNPq / UFAL

(Brincantuar, artífices cênicos: Atores e Brincantes; Tradições Cênicas Brasileiras; Pedagogia das Máscaras, Comicidade; Circo e suas vertentes; Palhaçaria; Commedia dell'Arte; Cenas entre tradições; Performance; Artes Cênicas na Rua; Documentação e registros de Artes Cênicas; Corporeidades; Contações cênicas; Canto cênico; Cena e Rito; Produção cultural cênica.) 

líder: Prof. Dr. Ivanildo Lubarino Piccoli do Santos ( ivanildo.santos@ichca.ufal.br )  

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5497634413767938 

Cadastrado em 15/06/2018