Projetos

Projeto de Pesquisa: "Agentes e movimentos católicos alagoanos nos arquivos do Serviço Nacional de Informação (SNI), 1964-1979"

O objetivo do projeto é identificar a partir da documentação disponível no Sistema de Informação do Arquivo Nacional e no acervo do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, problemáticas de pesquisa a serem aprofundadas sobre as tendências políticas e as ações concretas de movimentos e agentes católicos da Arquidiocese de Maceió, sob vigilância do Sistema Nacional de Informação (SNI), no período da Ditadura civil-militar, entre 1964 e 1979. Os movimentos e agentes católicos sob vigilância, em Alagoas, foram aqueles atuantes nas frentes de ação social da Igreja local, mais ou menos articulados nacionalmente com as tendências político-pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do seu Regional Nordeste II. A ampla variedade de informações e dados levantados pelos “espiões” do regime militar a respeito de tais atividades, se por um lado, contribuem para uma análise mais apurada do impacto das ações católicas junto às demandas sociais, econômicas e de participação política, por outro, indicariam uma percepção esquemática das tendências ideológicas da instituição, utilizadas para o controle das relações entre Estado e Igreja no Brasil. O acesso a uma documentação ainda inédita para a historiografia social das religiões, em Alagoas, contribui para o aprimoramento de uma produção de conhecimento crítica e socialmente referenciada, preocupada em avaliar os desafios no processo de consolidação dos direitos humanos e democráticos na sociedade brasileira.

Coordenação: Irinéia Maria Franco dos Santos

Pesquisadoras:

Cristiane dos Santos (Bolsista FAPEAL)

Irinéia Maria Franco dos Santos

Marcelo Floriano

Maria Leonalva Holanda

Séfora Junqueira 

Ythalo Lisboa 

Projeto Igreja Católica e Ditadura civil-militar em Alagoas .png

Projeto PIBIC - 2022-2023: "Os batuques e a dinâmica histórica de formação dos xangôs em Alagoas (século XIX)"

O objetivo do projeto é pesquisar como se deu a dinâmica histórica do processo de formação das religiões afrobrasileiras em Alagoas, a partir do mapeamento dos chamados batuques, tanto nas suas confluências étnicorraciais, culturais e religiosas, como também nos seus aspectos conflitivos, sociais e políticos, na província de Alagoas, no século XIX. Três elementos do processo serão analisados a partir da documentação identificada: (1) A elaboração das proibições dos batuques nos códigos de posturas das cidades e vilas; (2) O sucesso, ou não, da aplicação das posturas na vigilância e repressão à população escravizada e livre através da ação policial; (3) A identificação dos espaços sociais possíveis para a prática dos batuques e os conflitos advindos do controle social sobre a mobilidade dos/as escravizados/as e livres. A articulação desses três elementos ajudariam a compreender como o xangô alagoano se formou também através das brechas possíveis da sociabilidade escravista e da legislação repressiva, consolidando, no período, as práticas religiosas de matrizes africanas que marcaram a vida cultural e religiosa no pós-abolição, sistematicamente combatidas por sua força política alternativa, a partir de 1912, nos eventos conhecidos como Quebra de Xangô. Para isso, utilizar-se-á a documentação policial, política e eclesiástica disponível no Arquivo Público de Alagoas (APA), e a imprensa oitocentista, na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional e no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Espera-se com essa pesquisa, na perspectiva da História Social das Religiões, historicizar o processo de formação dos xangôs alagoanos e incentivar novos estudos sobre as religiões populares no Brasil, como experiências históricas dinâmicas que se processavam na dialética, entre permissões, proibições e negociações.

Coordenação: Irinéia Maria Franco dos Santos

Pesquisadores:

Irinéia Maria Franco dos Santos

Felipe Anselmo Araújo

Projeto (1).png

Projeto "Dinâmicas religiosas na História"

O projeto Dinâmicas religiosas na História tem como proposta articular a produção docente e discente do Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões, nos âmbitos da graduação e pós-graduação. A partir dos estudos e debates do coletivo em cima dos projetos de mestrado, doutorado e outros, organizar a produção historiográfica para trazê-la à público em eventos, periódicos científicos e coletâneas. Nesse sentido, as Dinâmicas religiosas na História diriam respeito aos movimentos dos processos religiosos, às suas experiências que se alteram ao longo do tempo, em diferentes conjugações e relações de forças, dialeticamente individuais e coletivas, internas e externas. Especialmente nos interessam as relações de força entre as diversas experiências econômicas, socioculturais e políticas de diferentes agentes e grupos religiosos, geograficamente distantes e, mesmo assim, próximos ou aproximados pelo contato secular entre os povos. Buscamos na reunião de diferentes pesquisas, compreender como diferentes dinâmicas religiosas podem nos auxiliar no esclarecimento de processos complexos e conflituosos na sociedade brasileira do período moderno ao contemporâneo, observando de modo mais detido determinadas relações de forças. A produção historiográfica, a partir de Alagoas, sobre as diferentes religiões avançou, consideravelmente, nos últimos anos, tanto pela articulação do LIER, como também pela criação do Programa de Pós-Graduação em História da UFAL, que atraiu jovens pesquisadores/as de outros estados brasileiros, agregando em torno das temáticas religiosas novas abordagens, problemas e hipóteses.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Irinéia Maria Franco dos Santos - Coordenador / Pedro Lima Vasconcellos - Integrante / Wellington da Silva Medeiros - Integrante / Ellen Cirilo Santos - Integrante / César Leandro Santos Gomes - Integrante / Osnar Gomes - Integrante / Alex Benedito Santos Oliveira - Integrante.

Projeto PIBIC - 2021-2022 [finalizado]: "Imprensa católica e transformações históricas no mundo contemporâneo (1930-1964)"

O projeto Imprensa católica e transformações históricas no mundo contemporâneo (1930-1964) tem como proposta identificar e estudar as edições publicadas pelos principais jornais católicos disponíveis em Alagoas e no Brasil, levantando as preocupações da instituição religiosa no período e suas implicações nos âmbitos social, político e cultural. Um exemplar importante da chamada boa imprensa é o jornal alagoano O Semeador, fundado em 1913 pelo então arcebispo D. Manoel de Oliveira Lopes, sob a direção e redação dos padres Antonio Valente, Luiz Barbosa e Franklin Lima. Como parte de uma rede ampla de imprensa católica brasileira, este periódico atuou como uma força ativa na sociedade alagoana e brasileira, participando dos debates públicos, colocando suas pautas e defendendo os interesses católicos em contraposição a outros grupos religiosos e políticos. O estudo desse periódico e de outros similares, permite observar alguns problemas recorrentes que surgem para análise: (a) as menções ao tema da educação no Brasil foram publicadas, especialmente, durante o período varguista (1930-1945), marcado por uma aproximação política entre Igreja e Estado. Uma das principais reivindicações que a Igreja fazia à Vargas era a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas. Mas, não era apenas no ensino público que a Igreja procurava expandir a sua influência sobre a educação, estava de olho também no ensino privado, no superior e no meio familiar. Como desdobramento ainda das transformações históricas trazidas pela modernidade, o debate em torno do (b) feminismo também foi posto em pauta com preocupação; os movimentos de mulheres no mundo e a defesa da participação política feminina eram contrabalanceados pela Igreja com os movimentos religiosos católicos, nos quais a participação das mulheres se dava nos limites da doutrina e moral cristãs. Por ser um dos agentes reguladores da sociedade, a Igreja católica é uma instituição crucial para entender o desenvolvimento das mulheres na política. Com a instituição do voto feminino em 1932, intensificou-se em Alagoas e no Brasil, o movimento feminista, alterando os papéis sociais impostos às mulheres. Por fim, importa observar as notícias e notas da imprensa católica em torno dos conflitos mundiais, em especial, (c) as relações entre a Igreja e os regimes políticos autoritários (fascismo, nazismo) em ascensão no período anterior e durante a Segunda Guerra (1940-1945). As edições de diferentes jornais católicos, disponíveis para este estudo, encontram-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e também na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. O recorte deste projeto privilegia a primeira metade do século XX, com ênfase no período Vargas. A análise das edições se dará com apoio da bibliografia especializada e documentação disponível no Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.

Coordenação: Irinéia Maria Franco dos Santos

Estudantes-pesquisadores:

FRANCINE LEÔNCIO MENDONÇA DE FRANCA - “O feminismo em acção”: o movimento de mulheres na imprensa católica brasileira (1930-1945).

PEDRO LUCAS EPIFÂNIO DE LIMA - “A injustiça de nossas Escolas Neutras”: a educação brasileira na perspectiva da imprensa católica (1930-1945).

JOAO VICTOR DA CUNHA TAVARES - Igreja e regimes autoritários no jornal católico O Semeador (1920-1939).