Linhas de Pesquisa

Religiões Populares e Movimentos Sociais

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7669401749262760156245
Objetivo:
O objetivo desta linha é o estudo das religiões populares na relação com os movimentos sociais de cunho reivindicativo, transformativo ou de manutenção da sociedade, em diferentes temporalidades. Também de seus elementos constitutivos, sincretismos, festas populares, agentes religiosos etc. Nesse sentido, as religiões ou religiosidades são percebidas como criadoras de princípios e valores fundamentais que alimentam as lutas sociais.

Dra. Irinéia Maria Franco dos Santos

Me. Wellington da Silva Medeiros

Dr. Pedro Lima Vasconcellos

Francine Leoncio Mendonça de França

Alexsandro Rocha dos Santos Guedes

Élida Kassia Vieira da Silva

Religiões, Cultura e Identidade

Endereço para acessar este espelho:
Objetivo:
Objetiva analisar o papel das religiões na construção do comportamento social, nos valores culturais e seus aspectos identitários. Procura mapear e desenvolver estudos que analisem as representações sociais dos mitos, símbolos, rituais e sua relação com a identidade religiosa dos adeptos e o espaço público.

Me. César Leandro Santos Gomes

Dr. Pedro Lima Vasconcellos

Dr. Rafael Rodrigues da Silva

Dr. Fernando Guilherme Silva Ayres

Marney Silva Garrido

Maria Leonalva de Holanda Santos

Marcelo Floriano

Religiões, Estado e Relações de Poder

Endereço para acessar este espelho:
dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7669401749262760156247

Objetivo:
O objetivo é o estudo das relações entre as diferentes religiões e o Estado brasileiro, em que se configurem as lutas pelos espaços sociais de poder em diferentes temporalidades e espaços geográficos. O caráter institucional tem destaque, por exemplo, nas relações entre as diferentes práticas religiosas e o Estado.

Dr. Osnar Gomes dos Santos

Me. Séfora Junqueira dos Santos

Dr. Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos

Dr. Fernando Guilherme Silva Ayres

Me. Alex Benedito Santos Oliveira

João Victor da Cunha Tavares

Lydio Alfredo Rossiter Neto

Élida Kassia Vieira da Silva

Marney Silva Garrido

Pedro Lucas Epifanio de Lima

Cristiane dos Santos

Maria Leonalva de Holanda Santos

Marcelo Floriano

Marxismo e História Social das Religiões

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/76694017492627601345383
Objetivo:
Aprofundar uma discussão a respeito das contribuições teórico-metodológicas de Karl Marx e Friedrich Engels para a produção historiográfica no campo da História Social das Religiões; observar algumas obras exemplares que buscaram aplicar tais pressupostos e refletir seus avanços e limites na produção contemporânea sobre as diferentes religiões; aplicar o método materialismo histórico-dialético na pesquisa das religiões e na crítica contemporânea sobre a relação entre religiões e capitalismo.
Pesquisadores relacionados à linha:
Dra. Irinéia Maria Franco dos Santos
Me. Alex Benedito Santos Oliveira