Projetos de Pesquisa e Extensão - CPDHis

O projeto Alagoas Histórica Digital iniciou-se como parte das atividades PAINTER, entre 2013-2015, entre os cursos de História e Ciências da Computação, com o objetivo inicial de criar uma base de dados para fontes históricas em Alagoas, atuando no acervo do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.

Em sua nova etapa, vinculado ao CPDHis, o projeto segue para dar encaminhamento à digitalização das fontes históricas via projetos, permutas e acordos estabelecidos entre o curso de História e as instituições de guarda documental que assinaram o Protocolo de Intenções, com a UFAL, a partir de 2012.

A base de dados Alagoas Histórica Digital disponibilizará para estudantes, pesquisadores e demais interessados fontes históricas sobre História de Alagoas e do Brasil, em especial. Entre elas: manuscritos, periódicos, fotografias, transcrições, etc.

Projetos encerrados

Projeto de Extensão. Digitalização do acervo permanente do Departamento Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Setor Proponente: Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA. Coordenador: Josias de Sousa Lima. Estagiário: Felipe dos Santos Silva.

Projeto PIBIC. Patrulha Nacional Cristã: Anticomunismo e Cristianismo em Alagoas (Década de 1950 a Década de 1980).  Coord. Michelle Reis. Bolsista-pesquisador: Jonatha da Silva Ferreira. (encerrado)

Projeto BDAI. Escravidão, família e cotidiano. Coord. Gian Carlos. Estudante-pesquisadora: Altina Farias. (encerrado)

Projeto de Extensão. Higienização, Identificação e Digitalização da Documentação Cartorial de Atalaia. (GEAC). Coord. Prof. Dr. Antonio Filipe Pereira Caetano. (encerrado)

Projeto de Pesquisa. Memórias, Reflexões, Angústias e Perspectivas diante da Pandemia do Covid-19 - Escritos e Registros. Coord. Prof. José Roberto Gomes.

Projeto de Extensão. Alagoas Histórica Digital - Segunda Parte: Digitalização do acervo histórico do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. Coord. Irinéia Franco.

Encaminhamento dos projetos:

Professores e técnicos interessados em executar projetos em parceria com o CPDHis devem encaminhar para o email cpdhisufal@gmail.com:

1. Resumo da proposta,

2. Nome e titulação do coordenador,

3. Alunos vinculados ao projeto;

4. Informar se o projeto está financiado ou não por edital.

Obs: É preciso ter termo de cessão da instituição e/ou detentor dos direitos da documentação para que esta possa ser guardada e disponibilizada no formato digital pelo CPDHis.