Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos / História / Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis)

Centro de Pesquisa e Documentação Histórica - CPDHis

O CPDHis é um centro científico de pesquisa e documentação histórica vinculado aos Cursos de História (Graduação & Pós-Graduação) do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas. Como espaço de pesquisa e acervo de documentação atende aos corpos docentes e discentes dos cursos e demais pesquisadores.

Seus objetivos são:

  • Fomentar as atividades de pesquisa dos cursos de História da UFAL, facilitando o levantamento de fontes e dados para a realização de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Pós-graduação e pesquisas historiográficas sobre a História de Alagoas e Geral;
  • Valorizar e divulgar a produção historiográfica dos cursos de História da UFAL;
  • Propor cursos de extensão, minicursos, oficinas e palestras que trabalhem com temas relacionados ao problema das fontes e seus diferentes usos para o ensino e a pesquisa de História.

Suas linhas de pesquisa são:

  • História, memória e patrimônio documental: tem por objetivo produzir reflexões sobre a relação entre a História, a memória e o patrimônio documental no Brasil, em que se percebam as elaborações sociais sobre o lembrar, o esquecer ou silenciar, em que as disputas pela memória social são colocadas em diferentes períodos da História.
  • Fontes históricas e produção do conhecimento: objetiva estudar, refletir a relação entre as diferentes tipologias das fontes históricas e a produção do conhecimento historiográfico, problematizando as questões epistemológicas neste processo.

Suas linhas de extensão estão em consonância com o Programa de Extensão dos cursos de História (Bacharelado e Licenciatura): Formação de professores; Metodologias e estratégias de ensino/aprendizado; Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial; Direitos Individuais e Coletivos; Grupos sociais vulneráveis.

Entre suas atividades, o CPDHis estabelece acordos técnico-científicos com diferentes instituições de guarda documental, no estado de Alagoas, para execução de projetos de tratamento, catalogação e digitalização de fontes históricas.

Publica ainda a Revista Crítica Histórica, disponível para acesso gratuito.