Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Teatro

Teatro

Ficha Técnica
Modalidade LICENCIATURA PLENA
Tipo PRESENCIAL
Campus CAMPUS MACEIÓ
Períodos 8
Carga Horária 3410

O Curso de Graduação em Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas está lotado no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes e busca atender aos objetivos presentes nos atuais Referenciais Curriculares Nacionais, no que se refere ao perfil do profissional que irá atuar na Área de Linguagens, como professor de Arte, ministrando o componente curricular Teatro para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio.

Anterior à criação do Curso Teatro Licenciatura, em 1998, a UFAL já oferecia cursos de formação na linguagem teatral desde 1981, quando realizou o primeiro concurso vestibular para o Curso de Artes Cênicas: Interpretação Teatral. Em 1983, foram contratados professores para as disciplinas de Artes Cênicas: Teatro. Mas, foi em 1998 que o curso de Artes Cênicas: Licenciatura em Teatro foi implantado no vestibular.

Atualmente, o Curso de Teatro Licenciatura da UFAL se constitui como o único curso de graduação em teatro voltado à formação de professores para a Educação Básica no estado de Alagoas. A forma de ingresso, realizada através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do SISU (Sistema de Seleção Unificada) do MEC, atende não só a estudantes da cidade de Maceió, mas também alunos vindos de cidades do interior e de estados vizinhos, transformando o curso em referencial na formação de professores de Arte para a rede pública de ensino de Alagoas, como pode ser comprovado no número de licenciados da UFAL aprovados nos últimos concursos públicos de secretarias municipais de ensino e da Secretaria do Estado de Educação.

O Núcleo Docente Estruturante buscou, no processo de construção do atual PPC, colocar em discussão algumas questões conceituais sobre a arte do teatro e a licenciatura na linguagem teatral que o levaram a repensar a função do curso para a educação alagoana e sua inserção nas artes e na cultura local. O movimento de busca do teatro realizado em Alagoas levou-nos às manifestações espetaculares e dramáticas da cultura de tradição popular, presente na maioria dos municípios do estado. Diante de um contexto em que tais manifestações artísticas têm dificuldades em ser reconhecidas como legítimas expressões teatrais, depreciadas que são por uma visão eurocêntrica do teatro e não merecedoras de estudos aprofundados nas pesquisas acadêmicas realizadas na universidade brasileira, propomos aqui um curso que, ao se voltar para a formação do professor de teatro alagoano, forme também um mediador entre estes dois modos de produção cultural, o popular e o acadêmico/erudito.

Assim, o Licenciado em Teatro pela UFAL é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino da Arte Teatral, com enfoque na relação com a cultura popular brasileira e em especial a alagoana. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Arte Teatral e a valorização e preservação da cultura popular, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento artístico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado ministra cursos na educação não formal, elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza, ainda, pesquisas em Ensino da Arte Teatral e da cultura brasileira, através da investigação e reflexão crítica sobre os processos estéticos e pedagógicos do fazer artístico; coordena e supervisiona equipes de trabalho.

O curso de Teatro Licenciatura da UFAL visa formar um profissional que saiba articular os conhecimentos, as práticas, as formas estéticas e os sistemas pedagógicos provenientes da tradição da cultura popular de Alagoas com a cultura teatral universal. É essencial que domine os conhecimentos que lhe possibilitem desenvolver uma educação em teatro que integre tradição, contemporaneidade e diversidade cultural; que saiba fazer dialogar os conhecimentos e as experiências que os alunos possuem fruto do seu meio sócio-cultural, com os saberes da tradição da cultura popular e com o conhecimento advindo de outras culturas; e que, fundamentalmente, possa contribuir para desenvolver e ampliar o universo desse conhecimento.

 

Leia Mais