Jornada Alagoana de Relações Públicas comemorou esse mês os 100 anos da profissão

O evento foi promovido pelo CORPs e alunos do curso de relações públicas da Ufal

18/12/2014 18h12 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Estudante de Jornalismo

Os profissionais de Relações Públicas (RP) comemoram no mês de dezembro o centenário nacional dessa área que vem cada vez conquistando mais espaço e reconhecimento. Pensando nisso, os estudantes de RP da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) organizaram a Jornada Alagoana de Relações Públicas (Jarp), como uma experiência prática da disciplina Cerimonial e Eventos, ministrada pela professora Dra. Mirtes Torres. O Jarp teve a parceria com o grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional (CORPs) e o Coletivo Verbalize, grupo de estudantes de RP coordenado pela aluna Monny Carvalho.

O evento, que teve como sede, no dia 1º de dezembro, o Cine Arte Pajuçara e nos dias 2 e 3 de dezembro, o Auditório Nabuco Lopes na Reitoria da Ufal, contou com diversas palestras de profissionais renomados. Entre elas, Política de comunicação e a presença digital da Prefeitura de Maceió com o secretário Municipal de Comunicação Social de Maceió, Clayton Santos. Empreendendo na Carreira com o Diretor de Recursos Humanos da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônios – Comarhp, Toni Oliveira.

Além da Mesa-redonda - Relações Públicas em Alagoas - Formação, Institucionalização e Mercado com as professoras doutoras Mirtes Torres e Manuela Callou. A assessora de Comunicação da Policia Militar e Membro da Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP/AL, Dartiane Lopes e a comunicadora social da Secretaria Estadual de Saúde - SESAU e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES, Janaína Galdino.

A profa. Dra. Mirtes Torres, uma das organizadoras do Jarp e líder do grupo de pesquisa, CORPs, comenta sobre o evento e também sobre a importância das produções dos graduandos de RP:  “O evento tornou-se muito especial, pois foi recebido por um sentimento de entusiasmo por todos os alunos, inclusive alunos que já passaram pelo curso e que hoje são profissionais de destaque. De maneira geral este evento inaugura uma nova etapa do curso, com uma coordenação atuante e o envolvimento de todo o corpo docente. Porém, a mensagem é que este seja apenas um apontamento para o que ainda está por vir. Produções intelectuais são o que de fato farão a diferença diante deste contexto e é o que o Corps tem como objeto de trabalho: dizer para a comunidade acadêmica o que o grupo de pesquisa pensa”, ressalta.

Falando sobre as atividades de um profissional de RP no mercado de trabalho, empresas privadas e empreendedorismo, também estava presente a diretora da empresa Comunica Relações Públicas e Imprensa, Dionarí Santos. Segundo ela, o Jarp reforçou o compromisso através do diálogo e a comunicação entre a Universidade, o docente, o discente e o mercado de trabalho. “Outros eventos devem ser planejados e promovidos com intuito de valorizar as práticas e habilidades das relações públicas nos diversos segmentos, seja no terceiro setor, em instituições públicas e privadas”, acrescenta Dionarí.

As mesas redondas, promovidas para trocas de experiências, contou ainda com a presença da ex-aluna, Adélia Felix, atual coordenadora Geral de Cerimonial e Protocolo na Prefeitura Municipal de Maceió e com o estudante que já está se formando, Roosivelt Carvalho. Para ele o evento é uma excelente iniciativa para se discutir mais a fundo sobre a profissão. “Gostei muito de fazer parte da bancada, porque foi um momento de troca de ideias com o pessoal, de mostrar a minha visão e perspectivas enquanto estudante/formando. Durante minha graduação senti falta de eventos como esse, a importância dele é enorme porque o curso de relações públicas ainda tem uma falta de identidade muito grande, as pessoas ainda desconhecem onde RP atua, então esses espaços acabam criando uma convivência e resistência para os estudantes e profissionais”, afirma.

Os estudantes, que foram os maiores beneficiados com o Jarp, destacaram a força que o curso tem ganhado em sua nova fase. "A jornada de RP foi realizada com bastante qualidade, um evento preparado e bem planejado. O evento marca uma movimentação dos alunos de RP e mostra também a força para enfrentar as mudanças que acontecem no curso. É um projeto que precisa ter seguimento para que cresça e tenha uma maior expressão", comenta o estudante de relações públicas, Klaus Roger.

A jornada alagoana abriu também a oportunidade para a divulgação e apresentação das novas formações do colegiado de Relações Públicas e da nova grade curricular do curso, apresentado pela profa. Dra. e coordenadora, Sandra Nunes.