Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Jornalismo / Extensão

Extensão

A extensão universitária (juntamente com o ensino e a pesquisa) compõe um dos tripés que caracteriza a Universidade. Consiste em atividades e projetos que visam a aproximação com a sociedade, dialogando com experiências vindas de fora dos muros do campus e contribuindo para que o conhecimento produzido pela Ufal ganhe em amplitude e circulação. A seguir, são listados os grupos e projetos de extensão em andamento no âmbito do Curso de Jornalismo seus respectivos coordenadores (em ordem alfabética):

 

Agência de Notícias Ciências Alagoas
O projeto da Agência de Notícias Ciência Alagoas objetiva viabilizar a divulgação da pesquisa científica e dos produtos tecnológicos, produzidos em Alagoas e na região nordestina, promovendo assim a difusão da ciência e a educação científica da população em geral, e alunos de escolas públicas de Alagoas, em particular.o enfoque da pesquisa empírica é a produção de notícias de divulgação científica nas redes sociais: um blog, no Twitter e outra no Facebook. No eixo da recepção, o projeto se propõe desenvolver um Plano de Relacionamento com públicos juvenis de escolas públicas da Cidade de Maceió e de Santana do Ipanema no sentido de promover oficinas de comunicação e debates sobre temas científicos. Essas experiências empíricas são fonte de reflexão sobre a prática da comunicação cidadã e do jornalismo digital e científico, fortalecendo a formação dos alunos tanto da graduação quanto do Ensino Médio e a capacitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto.

Responsável: Prof. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos.

Agência Labium Imagem
O projeto funciona como veículo laboratorial do curso na área de Fotojornalismo e objetiva viabilizar a publicação, através do site da agência, das produções supervisionadas dos discentes nesta área, além de incentivar a reflexão sobre a importância de narrativas visuais no âmbito jornalístico. 
Responsável: Prof. Dra. Janayna Ávila 

 

Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (Comulti)
O Comulti atua em extensão e pesquisa, e tem os seguintes objetivos em suas linhas de atuação: fomentar a produção do conhecimento nas áreas de Comunicação, Mídia e Linguagem, estimulando ainda o diálogo com a área de educação; promover estudos e discussões acerca dos métodos, teorias e técnicas de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação, bem como das relações entre comunicação, tecnologia, ciências da linguagem, educação, análise do discurso e sociedade; incentivar a realização de pesquisas no meio acadêmico visando articular teoria e prática; priorizar o enfoque regional no desenvolvimento de estudos e pesquisas em comunicação, mídia, linguagem, educomunicação, tecnologias digitais e a consequente aplicação do conhecimento produzido; favorecer o aprimoramento e o fortalecimento da graduação e da pós-graduação em comunicação social; articular as potencialidades de aplicação das mídias audiovisuais, impressas e digitais nas ações que envolvem as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), aplicadas na Educação a Distância (EAD), na interface comunicação-educação e tecnologias midiáticas contemporâneas.
Responsáveis: Prof. Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas e Prof. Dr. Amilton Gláucio de Oliveira


Revista Vitrola&Jeans
O projeto visa disseminar informações sobre cultura em dimensão ampla e alternativa, atingindo potencialmente Alagoas, o Brasil e todos os países lusófonos, uma vez que a Internet é uma mídia de alcance mundial. Dessa forma são aplicados os conhecimentos das disciplinas: Redação e Edição em Jornalismo, Jornalismo Cultural, Tecnologias Contemporâneas da Comunicação, Midia Digital e Webjornalismo na construção/produção de conteúdo e planejamento de reportagens, entrevistas, redação e edição de um produto midiático digital – a revista cultural digital Vitrola&Jeans. Como objetivo geral,o projeto pretende desenvolver um veículo mensal de comunicação jornalístico-digital com enfoque cultural. Como objetivos específicos, busca experimentar diversas formas de comunicação e linguagens, produção editorial, composição estética, mídias e de distribuição do produto final para o público alvo e aplicar tais experimentos na produção contínua da revista e do site.
Responsável: Prof. Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas