Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Jornalismo / Docentes

Docentes

Atualmente o corpo docente do curso de Jornalismo conta com  18 professores, sendo 12 doutores, 4 mestres e 2 especialistas (em ordem alfabética):

Msc. Andrea Moreira G. de Albuquerque- Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).  Foi Editora, Produtora e Repórter Rede Globo de Televisão; Repórter das Editorias de Política e Cidades, Repórter Especial do Jornal do Commércio; Repórter e Produtora da TV Viva; Assessora de Comunicação do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania; Diretora de Redação da Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Recife; integrante da Assessoria de Comunicação da Fundação Joaquim Nabuco e do Metrô do Recife. Em Alagoas, elaborou o Plano de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Interessa-se pelos seguintes temas: jornalismo, comunicação social, cidadania, direitos sociais, cidades e habitação de interesse social, violência simbólica, tecnologia social e desenvolvimento. Integra o grupo de pesquisa Comunicação e Produção de Sentido (COPS) (jornalista_andreamoreira@yahoo.com.br ).
 
 
Dr. Antônio Francisco  de Freitas - Pós-Doutorado em Mídia e Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP - 2007). Doutorado em Linguística (UFAL - 2002). Mestrado em Letras (UFAL - 1996). Especialização em Lingua Portuguesa (1994 - UFAL). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 1981). Professor adjunto do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação Multimídia - COMULTI". Vice-Coordenador do Curso de Comunicação-UFAL (2009-2010). Atuação nas áreas de Comunicação, Linguagem e Educação. Linhas de pesquisa: Jornalismo, Gêneros midiáticos, Retórica jornalística, Educomunicação, Discurso da mídia, Mídias e Educação e Processos de significação ( paripueira12@yahoo.com.br ).
 
 
Dr. Carlos Alberto de Gusmão - É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com tese de doutorado intitulada "Contribuições da perspectiva sistêmica de Luhmann para a análise da midiatização: o caso do Big Brother Brasil". Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com dissertação intitulada "Os Novos Espaços Tempos de Produção de Sentido da Contemporaneidade".  Atualmente é professor associado I do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (carlosdegusmao@terra.com.br),
 
 
Dr. Clayton Antônio Santos - Doutorado (2013) e mestrado (2003) em Ciências Sociais pela PUCSP, possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo (1999) e especialização em Docência no Ensino Superior pela UFAL (2000). Foi repórter da TV Gazeta - afiliada à Rede Globo em Alagoas (1999), gerente de atendimento do Grupo CDN - Comunicação Corporativa (2000/04), professor substituto da UFAL (2005/07), professor da ESAMC/Faculdade Maurício de Nassau (2004/08) e da pós-graduação do CESMAC/AL (2006/07). É repórter de televisão do IZP/TVE Alagoas especializado em jornalismo científico (apresentador do programa Conhecer), Consultor do SEBRAE/AL, Assessor e Consultor em Projetos de Relacionamento e Comunicação Integrada e Professor da UFAL, instituição na qual também atua como membro da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) e como Assessor Técnico do Gabinete do Reitor (contato@claytonsantos.com.br).
 
Msc. Érico Melo de Abreu - Jornalista, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Gestão Empresarial pela Ufal (2002) e em Gestão da Comunicação Organizacional (MBC-Master Business Comunication) pela USP/Banco do Brasil. Pesquisador do grupo Intermídia/CNPq. Professor assistente da Universidade Federal de Alagoas. Experiência em Jornalismo, Rádio, Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Atualmente tem como foco de estudo o webjornalismo e as redes sociais (ericoabreu@uol.com.br).
 
 
Dr. José Aloísio Nunes de Lima - Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação. jornalismo e assessoria de comunicação,  pedagogia, jornalismo, semiótica, comunicação, concretismo visualidade Edgard Braga e relações públicas e religião (nunes.aloisio@uol.com.br).
 
Esp. José Regis Barros Cavalcante - Possui graduação em Direito e também  graduação em Comunicação Social, ambas pela Universidade Federal de Alagoas respectivamente obtidos em 1979 e 1988. É professor efetivo do curso de Comunicação Social da UFAL, ministrando disciplinas referentes à História do Jornalismo, radiojornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado em Administração pela Universidad Americana. Tem experiência com jornalismo televisivo e assessoria de comunicação. Foi secretário Municipal da Educação, secretário Municipal da Criança e Adolescente. Também desenvolveu atividades parlamentares como vereador na Câmara Municipal de Maceió e Deputado Federal por Alagoas (regis2323@uol.com.br).
 
JanaynaDrª. Janayna Ávila -  Doutora (2009) e mestre (2003) em Letras, graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1998), pela Universidade Federal de Alagoas. Foi assessora de comunicação do Sesc Alagoas ( 1998 a 2010), professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Cesmac (2002 a 2007), repórter e editora de Cultura (Caderno B) do jornal Gazeta de Alagoas (2006 a 2010) e professora da pós-graduação em Comunicação e Marketing do Cesmac (2011). De 2010 a 2015 foi coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e editora da revista cultural Graciliano. Professora da Ufal desde 2013, leciona as disciplinas Fotografia, Fotojornalismo, Comunicação e Cultura Visual 2 e Oficina de Jornalimo Cultural. Tanto no mestrado quanto no doutorado, pesquisou as relações entre a construção do espaço crítico na imprensa alagoana e o debate sobre identidade cultural. Coordena o grupo de pesquisa Mídia, fotografia e estudos culturais (janayna.avila@ichca.ufal.br).
 
 
Lidia RamiresDrª Lidia Ramires - Professora efetiva da Ufal, no curso de Jornalismo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (1998) é mestra e doutora em Linguística pelo PPGLL da Ufal. É pesquisadora do PensaCOM Brasil - Pensamento Comunicacional Brasileiro, pela Cátedra Unesco/Metodista; do Comulti - Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia; e do Gedon - Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia. Tem experiência na docência e pesquisa na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo impresso, mídia eletrônica - rádio e TV, novas tecnologias de informação e comunicação, ética, jornalismo alagoano, assessoria de comunicação, discurso midiático, além de metodologia da pesquisa.


Esp. Luiz Dantas Vale - Possui especialização pela Universidade de São Paulo (1984). Experiência profissional e atuação na área de marketing e publicidade. Atualmente é professor especialista no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Leciona em cadeiras referentes a áreas como Comportamento e Defesa do Consumidor, Endomarketing, Administração e Marketing em Comunicação (luiz.dantas@terra.com.br).
 
Drª. Magnolia Rejane dos Santos - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada I do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, jornalismo digital, jornalismo literário e divulgação científica. Coordenadora da Agência de Notícias Online Ciênci@lagoas/CNPq/UFAL, que faz divulgação cientítifca em Alagoas e na Região Nordestina (magnoliasantos@hotmail.com).
 
  
 
Msc. Ricardo Coelho de Barros - formado em Comunicação, com habilitação em Jornalismo pela UFAL, e em Direito no CESMAC. É professor da UFAL desde 1990 e trabalha com as disciplinas Legislação e Ética em Jornalismo e Relações Públicas, Assessoria de Comunicação, Mídia e Eleições, Mídias Alternativas, Oficina de Jornalismo Impresso e Edição em Mídia Impressa. Ricardo é mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Comunicação e Cultura. Atualmente está cursando Doutorado na Universidade Nacional de Lomas de Zamorra na Argentina, pesquisando a Legislação daquele País sobre a concessão das Mídias Eletrônicas. Sua área de concentração é Direito á Informação e ética na Mídia (rcb13@globo.com).
 
Dr. Ronaldo Bispo dos Santos - possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Estética da Comunicação, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência estética e neurociências, formação do gosto, evolução cultural, recepção midiática, superação da dualidade cultura/biologia, relação sentimento/forma e arte/natureza (ijabutre@yahoo.com.br).
 
 
Dr. Ruy Matos e Ferreira - possui graduação em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras e comunicação social, com ênfase em literatura brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e cultura de massa, literatura e processos midiáticos, literatura angolana (dibruy@hotmail.com) .
 
Também fazem parte do atual corpo docente do Curso de Comunicação o professor Msc. Stefani Brito Lins.