Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia

Por Nelma Camêlo de Araujo
15/03/2019 16h47 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Abertura.Palestras.Oficinas. Minicursos e encerramento

Nos dias 11,12 e 13 de março foi realizada a Semana Acadêmica de Biblioteconomia, em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12/03). Foram diversos momentos de absorção de conhecimento, reconhecimento do valor dessa profissão, perspectivas contemporâneas da área e a possibilidade de vislumbrar um futuro profissional através da memória dos que já perpassaram alguns caminhos.

A abertura contou com a palestra da professora Dra. Rosaline Mota intitulada "Visibilidade do bibliotecário em nosso Estado-Nação", em que fez um percurso desde o que seria visibilidade e o que isso representa para um profissional, passando pelo perfil do bibliotecário e finalizando com as possibilidades reais e práticas da atuação desse profissional.

No dia 12/03 aconteceu III Encontro de Bibliotecários na Escola de Governo com a mesa redonda: “O papel da biblioteca na sociedade contemporânea”, tendo como palestrantes o Prof. Dr. Ronaldo Araújo e o Prof. Dr. Marcos Prado.

Já no dia 13/02 as atividades foram compostas pelos minicursos: Biblioteconomia e arte, em que o professor Me. Wagner Medeiros introduziu os participantes no universo da representação da informação e do conhecimento de obras artístico-pictóricas; Como construir um tesauro, em que a ex-aluna do curso Karisse Azevedo trouxe alguns fundamentos para introdução e elaboração de tesauros; e Editoração eletrônica OJS/SEER, em que a bibliotecária Janis Cavalcante discutiu sobre gestão de sistema, fluxo editorial e publicação no OJS/SEER.

A mesa redonda "Vivências Profissionais e Acadêmicas" encerrou as atividades da Semana Acadêmica de Biblioteconomia com os ex-alunos Mira Dantas contando sua experiência enquanto bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e fundadora/presidente do Sindicato de Bibliotecários de Alagoas; Zayr Cláudio expondo suas vivências na pós-graduação, sobretudo no doutorado, e como professor substituto de Biblioteconomia na UFAL; os alunos Rosana Rodrigues falando de sua experiência como monitora,; Patrícia Pedri contando sua aproximação com a pesquisa, e, por último, Eduardo Corrêa Lima que expôs sua imersão no projeto de extensão Bibliotecanta.

A Semana Acadêmica de Biblioteconomia agradece o apoio da coordenação de Biblioteconomia, da EDUFAL com a doação de livros, do CEDU por conceder o espaço para a realização do evento, além dos responsáveis pelas apresentações culturais: Marcus Antônio, Giuliano Porto e do Grupo Anjos do HUPAA.

Texto: Profa. Ma. Paloma Israely