Professor de Biblioteconomia apresenta trabalhos no 6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

20/07/2018 22h41 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Prof. Ronaldo Ferreira de Araujo (UFAL).

O professor Ronaldo Ferreira de Araújo participou nesta semana de 17 a 20 de julho do  6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, que  Nesta 6ª edição o evento teve como tema: "A ciência em rede". Alpem de contribuir como moderador de sessão temática o professor apresentou trabalhos frutos de parcerias nacionais e internacionais com pesquisas no campo da comunicação científica e estudos métricos da informação.

O primeiro trabalho "O desempenho Almétrico de artigos de revistas do portal USP no Facebook: o diferencial da divulgação científica?" com colaboração com Tiago Rodrigo Marçal Murakami (SiBi/USP) e André Serradas (SiBi/USP) analisa o desempenho dos artigos das revistas do Portal USP quando às métricas alternativas de atenção online e interações no Facebook e verifica se tal desempenho apresenta alguma relação com as ações de divulgação científica da instituição.

No trabalho "O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros" o professor colabora com a Dra. Germana Barata (Unicamp), Dr. Juan Pablo Alperin (Simon University - Canadá) e Dr. Críspulo Travieso-Rodríguez (Universidade de Salamanca - Espanha). A pesquisa, coordenada pela primeira autora, conta com parceria internacional firmada com duas universidades estrangeiras aborda os usos que cientistas e pesquisadores brasileiros fazem das mídias sociais, compreendendo o tipo de uso, suas razões e motivações.

O trabalho "Altmetria e atenção online da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq" conta com a colaboração do doutorando Marcelo Alves (UFF). A pesquisa procurou analisar a performance que publicações de pesquisadores brasileiros bolsistas de produtividade do CNPq desempenham em fontes de métricas alternativas como Facebook, Twitter, Mendeley, Blogs e Portais de notícias.