Pesquisadoras de Biblioteconomia e Ciência da Informação Desenvolvem “SERVIÇO DE RESPOSTA TÉCNICA NA SAÚDE” em Parceria com a FAPEAL

STRS - Projeto PIBITI 2018/2019
Por Nelma Camêlo de Aruajo
17/03/2019 20h05 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Pesquisadoras e Parceiros da FAPEAL

Nesta última sexta-feira, 15 de março de 2019, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) recebeu a visita das pesquisadoras Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo e Profa. Dra. Rosaline Mota para discutirem parcerias na proposição de uma plataforma para a disponibilização do “Serviço de Resposta Técnica na Saúde (SRTS)”. A reunião contou com a participação do   Gerente   Executivo   de   Tecnologia   da   Informação, Antônio Fernando Souza, e, do Coordenador do Arquivo da FAPEAL, Victor Lemos Tenório.

A professora Nelma Camêlo de Araujo, é a coordenadora do Projeto SRTS que foi aprovado no Edital do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI 2018/1019 – UFAL/CNPq/FAPEAL). O projeto possui o objetivo geral de analisar a demanda de informação de pesquisadores da área da saúde que atuem na Universidade Federal de Alagoas. Para tanto conta com: as parcerias da FAPEAL e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL/EBSERH); a colaboração da Profa. Dra. Rosaline Mota, Chefe da Unidade de Telessaúde do HUPAA/UFAL/EBSERH; e o bolsista, aluno do Curso de Biblioteconomia da UFAL, Marcelo Dantas Machado.

Na oportunidade, Rosaline Mota destacou que “A parceria com a FAPEAL é extremamente decisiva para o sucesso das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto”. Antônio Fernando Souza, por sua vez, enfatizou que “A FAPEAL está sempre empenhada em apoiar projetos que possuam repercussão acadêmica, mas, que, sobretudo, possam se reverter em benefícios para a sociedade alagoana”.

A professora Nelma Camêlo de Araujo fez alguns encaminhamentos operacionais e finalizou agradecendo à FAPEAL pela receptividade e o apoio ao SRTS.

Texto: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota