Pesquisa de Biblioteconomia ganha menção honrosa na 70ª Reunião da SBPC

03/09/2018 23h24 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Discente Patrícia Pedri. 70ª Reunião Anual da SBPC, Maceió, Alagoas.

A 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em Julho na UFAL premiou os melhores trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. O trabalho “Perfil dos periódicos científicos produzidos pelas instituições públicas de ensino superior de Alagoas” da discente Patricia Pedri e do Prof. Dr. Ronaldo F. Araújo ambos do curso de Biblioteconomia da UFAL, foi premiado na categoria “Trabalho com Menção Honrosa”, em reconhecimento ao mérito do trabalho e ao conjunto de dados apresentados.

O intuito da premiação consiste em incentivar os jovens estudantes, professores e pesquisadores na elaboração e apresentação de suas pesquisas. O trabalho premiado foi fruto da pesquisa realizada no projeto “Atenção online e métricas alternativas da produção científica registrada em artigos de periódicos do estado de Alagoas: áreas de conhecimento, instituições e pesquisadores” contemplado pelo edital 04/2016 da Chamada Universal da Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2017-2018 coordenado pelo Professor Ronaldo, do qual a aluna é bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics), teve por objetivo o mapeamento dos periódicos científicos mantidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Alagoas, contribui para uma reflexão acerca da comunicação científica e produção de periódicos, apresentando um panorama das publicações científicas do estado.

O plano de trabalho da aluna foi voltado para a cobertura das revistas científicas mentadas pelas IES públicas. Os resultados do estudo indicam um número comedido de publicações científicas (23) das quais 44% não estão classificadas no Qualis-Periódicos da CAPES e 48% não são indexadas em bases de dados, indicando o desafio de seus editores na promoção, visibilidade e disseminação da informação científica produzida em suas revistas.

A aluna ressaltou a importância de participar de um evento científico nacional e sobre a premiação: “Foi um privilégio apresentar um trabalho em um evento científico da relevância da SBPC, da qual cientistas de todo o país e de todas as áreas do conhecimento se reúnem e apresentam suas pesquisas. Receber a menção honrosa significou uma injeção de ânimo para continuar a atividade científica, mesmo em tempos de sucateamento da ciência e da universidade pública no Brasil.”

A colaboração em resultados de pesquisa com participação discente tem sido recorrente no Lab-iMetrics. O grupo teve dois trabalhos aprovados e apresentados na sessão de pôsteres da SBPC Educação, evento que compõe a reunião da SBPC. Um da aluna Patrícia Pedri e do professor Ronaldo Araújo, sobre “Revisão por pares aberta: uma dimensão de aprendizagem na avaliação da pesquisa científica” e outro da aluna Carlina R. Leite sobre "O meme da divulgação e alfabetização científica" em colaboração com os professores Ronaldo Araújo e Robéria Andrade.