Morre no Rio de Janeiro o pesquisador Aldo Barreto

Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
27/02/2018 21h31 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Aldo de Albuquerque Barreto

Morreu na última terça-feira (20), na cidade do Rio de Janeiro, o pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Aldo de Albuquerque Barreto.

Pioneiro da Ciência da Informação no Brasil, Aldo Barreto possuía graduação em Economia (1968) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1969) e PhD (1982) em Information Science pela The City University de Londres, Inglaterra.

Professor e pesquisador renomado da Ciência da Informação, no Brasil e no exterior, Aldo Barreto deixou uma extensa e consolidada produção científica reconhecida como referenciais para diversos estudos realizados nesta área do conhecimento. Durante a sua trajeitória profissional, pesquisou, lecionou e orientou dissertações e teses, alcançando o nível de Pesquisador de Produtividade Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciência da Informação.

Entre outras contribuições, fundou o periódico cientifico Data Grama Zero - Revista de Ciência da Informação, publicado entre os anos de 1999 e 2015, e participou ativamente da construção do livro Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde, publicado no ano de  2000.

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCIs), cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, colegas, ex-alunos, ex-orientandos e amigos manifestaram nota de pesar pela morte do pesquisador, em diversas redes sociais.

O Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) manifesta o reconhecimento ao legado deixado por Aldo Barreto para Ciência da Informação e para a construção de uma sociedade da informação repleta de informação, conhecimento, tecnologia e inovação. Enfim, manifesta pesar pelo vazio deixado por esta grande perda.