Defesa de Tese em 13 de março de 2019

Professor Jobson Francisco da Silva Junior
Por Nelma Camêlo de Araujo
21/03/2019 14h59 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Banca de Defesa da Tese

Banca de Defesa da Tese

O Curso de Biblioteconomia parabeniza o Professor Substituto Jobson Francisco da Silva Junior, pela sua Defesa de Tese, esperamos que o Professor venha fazer parte de nosso quadro de Professores Efetivos em breve.

TÍTULO DA TESE: Identidade Negra e  Mediações da Informação (Étnico-Racial) em Blogs de Funk

ORIENTADOR: Prof. Dr. Marco André Feldman Schneider (PPGCI/IBICT – ECO/UFRJ)

DATA: 13/03/2019

LOCAL: Rio de Janeiro

INSTITUIÇÃO: UFRJ/IBICT

BANCA:  Prof.ª Dr.ª Glenda Cristina Valim de Melo (PPGMS/UNIRIO); Prof. Dr. Pablo Nabarrete Bastos (PPGMC/UFF);  Prof. Dr. Gustavo Silva Saldanha (PPGCI/IBICT – ECO/UFRJ); Prof.ª Dr.ª Marielle Barros de Moraes (UFF) e; Prof. Dr. Ivan Capeller (PPGCI/IBICT – ECO/UFRJ)

RESUMO: Investiga o processo de construção da identidade negra, por meio dos processos de mediação da informação em blogs de funk, contrapondo a visão dos blogs com a de um portal de informação online. Trabalha com a hipótese de que essas informações se configuram como um discurso que pode contribuir ou inibir a (re)construção da identidade negra. Justifica a aderência da pesquisa no campo da Ciência da Informação e o estado da arte das relações étnico-raciais e da música nas pesquisas brasileiras em Ciência da informação. Alicerçando a rede teórica, dialoga com os Estudo Culturais com a Ética Intercultural da Informação. Operacionaliza ainda os conceitos de identidade negra e racismo, dentro de uma perspectiva decolonial, e também de mediação da informação, para identificar nos blogs de funk uma confluência entre os dois fenômenos, a partir da ocorrência da informação étnico-racial. No percurso metodológico é apresentada a Análise crítica do discurso como abordagem para a análise dos dados, interpretando o discurso como uma prática social. Conclui constando que os blogs de funk tem a potencialidade de produzir um discurso que dissemina informações étnico-raciais, podendo assim (re)construir uma identidade negra que substitui imagens negativas e estereotipadas por imagens positivas direcionadas para o empoderamento da população negra, contudo, observou uma visão reducionista do funk quando noticiado pelo portal de informação, associando-o majoritariamente a contextos de criminalidade.

Palavras-chave: Identidade negra. Blogs de funk. Ética intercultural da informação. Informação étnico-racial. Mediação da informação.

Texto (descrição da Tese): Prof. Dr. Jobson Francisco da Silva Junior