Defesa de Tese em 08 de março de 2019

Professor Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Por Nelma Camêlo de Araujo
21/03/2019 14h42 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Banca de Defesa de Tese

Banca de Defesa de Tese

É com grande satisfação que o Curso de Biblioteconomia parabeniza o Professor Marcos Aparecido Rodrigues do Prado pela sua defesa de Tese. Mais um Doutor para nosso Curso, agora somos em 7 Doutores, 4 em doutoramento e uma Mestre.

TÍTULO DA TESE: Cenários da Conjuntura e Perspectivas das Coautorias em Artigos Científicos no Grupo Geopolítico dos Países BRICS

ORIENTADORA: Profa. Dra. Ely Francina Tannuri de Oliveira

DATA: 08/03/2019

LOCAL: Marília-SP

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

BANCA EXAMINADORA: Profa. Dra. Ely Francina Tannuri de Oliveira (UNESP/Marília – Orientadora), Prof. Dr. José Augusto Chaves Guimarães (UNESP/Marília), Profa. Dra. Maria Cláudia Cabrini Gracio (UNESP/Marília), Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem (UFPB), Prof. Dr. Rene Faustino Gabriel Junior (UFRGS).    

RESUMO SUCINTO: Tem como objetivo analisar o impacto das relações geopolíticas no grupo BRICS a partir dos processos e atividade de CT&I que resultem no desenvolvimento de publicações compartilhadas de artigos científicos entre os pesquisadores afiliados às instituições intra-BRICS. A pesquisa utiliza a metodologia da Análise de Conjuntura para examinar os dados retrospectivos levantados na base internacional e multidisciplinar Scopus referentes ao período de 1996 a 2015 e estabelecer o delineamento de cenários prospectivos às coautorias científicas a ocorrer nos anos de 2021 até 2050. Esta investigação analisa a produtividade científica dos países BRICS pela abordagem da cientometria e bibliometria combinando os elementos caracterizados na Análise de Conjuntura.

Texto (descrição da defesa): Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado.