Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Biblioteconomia

Biblioteconomia

Formando competências, transformando realidades
Ficha Técnica
Modalidade BACHARELADO
Tipo PRESENCIAL
Campus CAMPUS MACEIÓ
Períodos 8
Carga Horária 2900

Facebook bibioufal Instagram bibioufal  Twitter bibioufal

O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, implantado em 1998, na Universidade Federal de Alagoas, objetiva formar profissionais Bibliotecários competentes, críticos e dinâmicos para atuar em atividades de planejamento, organização, disponibilização e gestão da informação, em diferentes espaços sociais.  

ingresso no curso pode ser realizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por reopção de curso e por transferência externa.

A formação integrada se caracteriza pela relação entre teoria e prática, e pelo diálogo entre áreas cooperantes, especialmente, Biblioteconomia e Ciência da Informação, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O campo de atuação do Bibliotecário é amplo e compreende agências de publicidade e propaganda, bibliotecas físicas (comunitárias, escolares, especializadas, especiais, públicas e universitárias), bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais, centros de documentação, centros de informação, cartórios, editoras, empresas de comunicação, escolas superiores e técnicas (docência), escritórios jurídicos, fundações, hospitais, laboratórios, instituições financeiras, organizações não-governamentais, provedores de internet e redes sociais, entre outros espaços de informação.

A profissão do Bibliotecário é regulamentada pela Lei nº. 4.084, de 30 de junho de 1962, regida pelo Decreto nº. 56.725, de 16 de agosto de 1965, e fiscalizada pelo sistema formado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB). Os Estados de Alagoas e Pernambuco formam o CRB-4, sediado em Recife.

Prédio Sede do Curso de BiblioteconomiaPrédio Sede do Curso de Biblioteconomia | Campus A. C. Simões - Universidade Federal de Alagoas | Maceió, Alagoas, Brasil. Fone: +55 82 3214 1479. 

Leia Mais