Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Meteorologia / Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPO E CLIMA:

Avaliação do estado instantâneo da atmosfera como dados de entrada para modelos matemáticos da atmosfera, com vista à previsão do estado do tempo.

INTERAÇÃO OCEANO-ATMOSFERA:

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se investigações multidisciplinares de várias áreas complementares e de forma aplicada, como aplicações de climatologia, oceanografia física e hidrologia. Os temas abordados buscam o entendimento dos padrões climáticos, dinâmica dos oceânos com a atmosfera, em diversos ambientes e ecossistemas. Há ênfase nos aspectos de entendimento de mecanismos físicos, previsibilidade e impacto da variabilidade climática e dos eventos sinóticos.

MICROMETEOROLOGIA E AGROMETEOROLOGIA:

Nesta linha de pesquisa são realizados estudos dos fenômenos meteorológicos de micro e mesoescala, bem como a investigação de processos observacional de troca turbulenta na atmosfera e no oceano que afetam a camada limite planetária atmosférica. A Agrometeorologia busca fornecer informações úteis aos profissionais ligados à área e aos agricultores em geral para maximizar a produtividade  pastoril e reduzir as perdas ocorridas pela ação do tempo ou do clima. A Agrometeorologia estuda a interação dos fenômenos meteorológicos e seus impactos na cadeia produtiva do sistema agropecuário. As informações agrometeorológicas possibilitam ao agricultor a racionalização do uso da água e energia, tornando a agricultura uma atividade ambientalmente correta, sustentável, e cada vez mais rentável. 

SENSORIAMENTO REMOTO E HIDROMETEOROLOGIA:

 Satélite Meteorológico, Hidrometeorologia e Radar: Estudo, observação e interpretação de fenómenos meteorológicos e hidrológicos que ocorrem na superfície da terra à escala global e regional, através de dados obtidos através de satélites, estações fixas e radar.